Movimentos do mercado

CIEE dá dicas de como ir bem em uma entrevista virtual

Publicado em

04/02/2021 08h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Processos seletivos para contratação de estagiários por meio de videoconferências tem sido cada vez mais comuns

 

Com a pandemia do novo coronavírus e para evitar o risco de contágio, cada vez mais processos seletivos para contratação de estagiários passaram a ser realizados a distância. Assim, é natural que surjam dúvidas, principalmente entre os mais jovens. Como se comportar nessas videoconferências?

 

Para a supervisora do CIEE One, Renata Honda, algumas sugestões se encaixam tanto para entrevistas presenciais, como a distância. Para ela, é altamente recomendável que o candidato pesquise informações sobre a empresa e demonstre atenção às orientações e perguntas dos entrevistadores durante o processo seletivo.

 

“O candidato deve sempre demonstrar interesse e deixar claro porque acredita ter o perfil desejado para aquela oportunidade. Isso não muda. No caso das seleções por meio de vídeo, é interessante deixar papel e caneta sempre à mão, para anotar informações importantes ou mesmo formular o raciocínio”, pontuou.

 

Em relação a questões técnicas, é preciso estar atento para garantir uma boa conexão de internet durante o período em que é realizada a entrevista. Também vale ter atenção redobrada em relação à plataforma de videoconferência.

 

“São muitas opções de softwares e plataformas de vídeo. O candidato deve se antecipar, fazer o download do programa exigido pela empresa e testar seu áudio e vídeo. São questões que podem ser consideradas menores, mas fazem diferença. Qualquer imprevisto pode acabar afetando o desempenho na seleção, então vale se precaver”, pontuou Renata.

 

Em relação ao fundo, a recomendação é que seja algo neutro, preferencialmente uma parede branca. A câmera deve ser posicionada na altura dos olhos e o ideal é usar um apoio – caso o candidato esteja usando o telefone celular.

 

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Linkedin. www.ciee.org.br

 

*Texto Divulgação