Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Causa e efeito: foco é e sempre foi o cliente, o lucro é consequência

Bosco Couto

O ser humano é quem gera e compra valor.

Focar no cliente entretanto dá trabalho, pois é preciso ouvir e pensar, o cliente é instável e sujeito a influências internas, necessidades e desejos, e externas, contexto e concorrentes. Focar no cliente, e na entrega de valor, é uma arte e um trabalho constante, ininterrupto.

Por mediocridade ou preguiça, a literatura de negócios (livros, revistas, palestras e gurus) hipervalorizou e focou luz na gestão como modelo de sucesso, indicadores de performance e redução de custos passaram a ser as estrelas das empresas, focaram no que é mais fácil de controlar, mais estável e menos arriscado, desta forma muitos esqueceram o cliente, a pessoa que gera receita para a empresa.

Sem cliente não existe venda, sem venda não existe receita e sem receita não existe o que administrar.

Empresa existe para gerar e entregar valor para o cliente em troca de remuneração adequada e consequente geração de lucro.

Gestão é importante sim, claro, para ordenar a produção e entrega de valor, e consequentemente extrair resultados positivos, lucro. Entretanto gestão é meio e não fim. O foco continua sendo o cliente.

 

 

Bosco Couto

É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp