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Cannes Lions 2022: Brasil começa o festival com 13 Leões, incluindo um de ouro

Publicado em

21/06/2022 17h13

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Promovido de forma híbrida este ano, o Festival de Cannes Lions 2022 chega a mais uma edição com uma nova categoria na premiação e mais ênfase em sustentabilidade. Seis grandes temas conduzem o festival em 2022, abordando questões basilares para o marketing e a publicidade neste singular contexto global, referentes a: sustentabilidade, diversidade e inclusão; talentos; tecnologia; efetividade criativa; transformação dos negócios.

 

As agências brasileiras chegaram a Cannes com força em 2022: o número de inscrições, de cerca de 2 mil peças publicitárias, representou um salto de 31% em relação à premiação do ano passado, que foi totalmente online.

 

O primeiro dia já começou com uma participação do Brasil nas premiações. Na revelação dos vencedores das primeiras seis categorias de premiação, agências e anunciantes brasileiros reuniram 13 Leões. O desempenho mais forte, até o momento, foi da agência Africa, que conquistou um ouro, uma prata e um bronze na categoria Outdoor.

 

O Leão de Ouro foi para uma campanha desenvolvida pela Africa para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). De maneira simbólica, a indígena Txai Surui foi quem subiu no palco para receber a estatueta conquistada pela agência das mãos do presidente do júri de Outdoor, Eugene Cheong

 

O case “The Refugee Jatoba”, que no Brasil ganhou o nome de “Árvore Refugiada”, foi criada para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e usou o storytelling de uma das árvores nativas da região da Amazônia, o jatobá, que pediu “refúgio” às embaixadas de outros países para fugir da ameaça de extinção. 

 

Ao todo, o Brasil já conquistou no primeiro dia 1 Ouro (para Africa, em Outdoor), 3 Pratas (Africa, Gut e VMLY&R) e 9 Bronzes (dois para Africa; dois para VMLY&R; e AlmapBBDO, Dark Kitchen Creatives, Gut, Talent Marcel e Wunderman Thompson, com um cada). 

 

Confira as peças brasileiras premiadas no segundo dia de Cannes Lions 2022:

 

Outdoor:

Ouro – THE REFUGEE JATOBA – INSTITUTIONAL – ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) – AFRICA DDB

 

Prata – THE REFUGEE JATOBA INSTITUTIONAL ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) AFRICA DDB

 

Bronze – THE REFUGEE JATOBA – INSTITUTIONAL – ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) – AFRICA DDB

 

Bronze – UNBREAKABLE COURTS – INSTITUTIONAL – BUDWEISER – AFRICA DDB

Health & Wellness:

Bronze – UNBREAKABLE COURTS – INSTITUTIONAL – BUDWEISER – AFRICA DDB

 

PRATA – THE VIRTUAL NODULE – AMARO – FASHION, BEAUTY, WELLNESS, DECOR – VMLY&R

 

BRONZE – THE TINY POCKET – BAYER – ASPIRIN – ALMAPBBDO/ ENERGY BBDO CHICAGO

 

BRONZE – DIGNITY TO FLOW – JOHNSON & JOHNSON – SEMPRE LIVRE AND CAREFREE – WUNDERMAN THOMPSON

 

BRONZE – POSTPARTUM UNDER PRESSURE – UNILEVER – BABY DOVE – DARK KITCHEN CREATIVES

Radio & Audio:

BRONZE – BLACK BUSINESS BEATS, da GUT para Mercado Livre (Ebazar), com produção da HEFTY.

 

BRONZE – LOS SANTOS +3ºC, da VMLY&R para Greenpeace, com produção da PRODUKA FILMES.

Print & Publishing:

Prata – NEW ICONIC KISSES – MERCADO LIVRE (EBAZAR) – MERCADO LIVRE – GUT

 

Bronze – TAKE THIS AD FOR A RUN – GO OUTSIDE – GO OUTSIDE – GO OUTSIDE / TALENT MARCEL

 

Bronze – THE REAL PROBLEM – ATHOS – LGBTQ+ NEWS – VMLY&R

 

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