Portal Nosso Meio

Banner superior Prefeitura de Sobral

Brasileiríssima

Clotilde Perez

Semana passada tive a oportunidade de lançar nos cinemas o documentário Brasileiríssima, que convida o espectador a uma viagem pela herança sociocultural do maior produto de entretenimento já criado no Brasil: a telenovela.

 

O filme apresenta o desenvolvimento do gênero, desde os primórdios até os dias atuais, passando pelos momentos mais memoráveis da televisão brasileira.

 

Ao mesmo tempo, o longa-metragem dá voz a histórias de pessoas comuns que, em épocas e regiões distintas, transformaram suas vidas ao se identificarem com narrativas e personagens que quebraram tabus e questionaram os padrões sociais vigentes. Essas histórias cinematográficas são grandes momentos de reflexão e emoção. Elas mostram um lado muitas vezes desconhecido da força do entretenimento em nossas vidas.

 

Além disso, reforçamos a importância da nossa teledramaturgia para criação de pautas na sociedade: estatuto do idoso, racismo, desarmamento, igualdade de gêneros e violência contra mulher são alguns dos temas que foram levados para dentro da casa dos brasileiros.

 

Brasileiríssima festeja os mais de setenta anos das telenovelas no Brasil tecida com muita dedicação e carinho por uma gama de profissionais, reforça a importância desse produto cultural fundamental para exportação da nossa cultura, além de mostrar o verdadeiro impacto das telenovelas nas vidas de diferentes gerações de brasileiros, que encontram semanalmente nessas histórias o refúgio da rotina e mergulham num mundo que tem lugar cativo no imaginário coletivo nacional.

 

André Bushatsky

Cineasta, roteirista, produtor e publicitário. Diretor de Brasileiríssima

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp