Brasileiríssima

Publicado em

15/06/2022 10h48

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Semana passada tive a oportunidade de lançar nos cinemas o documentário Brasileiríssima, que convida o espectador a uma viagem pela herança sociocultural do maior produto de entretenimento já criado no Brasil: a telenovela.

 

O filme apresenta o desenvolvimento do gênero, desde os primórdios até os dias atuais, passando pelos momentos mais memoráveis da televisão brasileira.

 

Ao mesmo tempo, o longa-metragem dá voz a histórias de pessoas comuns que, em épocas e regiões distintas, transformaram suas vidas ao se identificarem com narrativas e personagens que quebraram tabus e questionaram os padrões sociais vigentes. Essas histórias cinematográficas são grandes momentos de reflexão e emoção. Elas mostram um lado muitas vezes desconhecido da força do entretenimento em nossas vidas.

 

Além disso, reforçamos a importância da nossa teledramaturgia para criação de pautas na sociedade: estatuto do idoso, racismo, desarmamento, igualdade de gêneros e violência contra mulher são alguns dos temas que foram levados para dentro da casa dos brasileiros.

 

Brasileiríssima festeja os mais de setenta anos das telenovelas no Brasil tecida com muita dedicação e carinho por uma gama de profissionais, reforça a importância desse produto cultural fundamental para exportação da nossa cultura, além de mostrar o verdadeiro impacto das telenovelas nas vidas de diferentes gerações de brasileiros, que encontram semanalmente nessas histórias o refúgio da rotina e mergulham num mundo que tem lugar cativo no imaginário coletivo nacional.

 

André Bushatsky

Cineasta, roteirista, produtor e publicitário. Diretor de Brasileiríssima

Clotilde Perez
Professora universitária, pesquisadora e consultora
Clotilde Perez é professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil, já tendo prestado consultoria nessa área para grandes empresas nacionais e internacionais, conjugando o pensamento científico às práticas de mercado. Apresenta palestras e seminários no Brasil e no mundo sobre semiótica, suas aplicações no mercado e diversos recortes temáticos em uma perspectiva latino-americana e brasileira em diálogo com os grandes movimentos globais.