Influência

Brasil encerra Cannes Lions 2023 com 92 Leões, confira os premiados

Por Redação

23/06/2023 15h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Após dois anos sem ganhar a maior premiação do festival, o país ganha 2 Grand Prix e 1 Titanium Lions

Este ano, o Brasil cantou vitória na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, ao acumular 92 Leões, dois Grand Prix e um Titanium Lions no maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions. Entre as agências brasileiras que acumularam mais prêmios estão AKQA, Africa Creative, VMLY&R e AlmapBBDO

O Cannes Lions, ou Festival de Criatividade de Cannes, aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, e reúne as principais agências do mundo para concorrerem aos prêmios: Leão de Ouro, Prata e Bronze para as melhores obras criativas inscritas no ano, e, além disso, ainda elege um Grand Prix para a melhor obra criativa do ano por categoria, sendo o maior prêmio do festival. 

Este ano, o maior prêmio foi para a agência brasileira AKQA, na categoria Digital Crafty, em um trabalho feito para a Nike, intitulado ‘Never done evolving feat Serena’, em parceria com a AKQA Estados Unidos e AKQA Melbourne (Austrália), e para a AlmapBBBDO  com o case “TERR4” (inscrito como E4RTH), para B3 e Nações Unidas, foi o destaque da categoria Creative B2B.

“Never done evolving feat Serena” – AKQA

“TERR4” – AlmapBBBDO

Quem levou um Titanium Lions foi a parceira entre Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser, com o resultado de um projeto desenvolvido em conjunto por equipes nos Estados Unidos e no Brasil, o “Bring home the bud”. A campanha girou em torno do clima de copa em todo o mundo no final de 2022. Confira o filme:

As 30 premiações do Cannes Lions 2023 foram encerradas nesta sexta-feira (23) e o Brasil levou 92 Leões:

  • 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA)
  • 1 Titanium Lions (para Wieden + Kennedy e Africa Creative)
  • 11 Ouros
  • 28 Pratas
  • 50 Bronzes

Confira os filmes de algumas marcas que se destacaram este ano:

“Aceita cookies Piraquê” – Piraquê:

A marca foi vencedora das categorias Mídia e Creative Commerce, no Festival Cannes Lions 2023 pela campanha “Aceita cookies”, criada pela Lew’Lara\TBWA, lançada no fim de 2022. Piraquê ganhou dois leões de bronze.

“Prêmios coroam trabalhos que, de maneira criativa e inovadora, propõem uma comunicação efetiva, muitas vezes divertida, e que traga resultados para a marca. E para nós da Lew’Lara\TBWA, conquistarmos junto com a Piraquê os primeiros leões da história da companhia é de uma honra e alegria sem fim. Escrevemos “Aceita Cookies” definitivamente na história, tanto na da nossa amada agência, quanto na do cliente” – comenta Rodrigo da Matta, diretor executivo de criação da Lew’Lara\TBWA.

“Lu”- Magalu:

Influenciadora virtual do Magalu, ganhou, nesta quinta-feira (22), um Leão de Prata na categoria Eficácia Criativa do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2023. Este é o terceiro ano consecutivo que o Magalu recebe a premiação da publicidade mundial. O trabalho é fruto da parceria com a agência Ogilvy Brasil. 

“A premiação nesta categoria, em Cannes, é especialmente importante pois reconhece a consistência e eficácia criativa da estratégia construída para a Lu, do Magalu”, afirma Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais e influência do Magalu. “

“Salve a Favela”- Kondzilla:

A KondZilla ganhou prata em Cannes na categoria Entertainment for Music com MainStreet, Santeria e BETC Havas. A música e o videoclipe jogam luz em uma questão urgente vivida por moradores de favelas do Brasil – vítimas inocentes  – a maior parte delas pretas – em ações policiais. 

“Lea” – Intimus:

A marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, ganhou o Leão de Ouro, na categoria Entertainment for Sport, com o curta-metragem “Lea”. O curta, criado pela Ogilvy Brasil, conta a história da ex-árbitra de futebol, Lea Campos, impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar.

“É uma grande satisfação ganhar o Leão de Ouro na premiação mais importante do mercado cinematográfico do mundo com um case tão emblemático quanto este que retrata a trajetória da Lea Campos de superação e questionamento ao estigma da menstruação e que segue o propósito da marca de incentivar o progresso feminino, reforçando que lugar de mulher é onde ela quiser. Estamos muito orgulhosos dessa conquista! Que a história da Lea continue incentivando outras meninas e mulheres a buscarem seus sonhos”, destaca Ronaldo Art, CMO da Kimberly-Clark para o Brasil.

Confira também:

Confira as principais ativações das marcas no São João do Maracanaú

Casas Bahia anuncia patrocínio na DiaTV, primeiro canal de televisão via streaming no Youtube do Brasil 

 JCDecaux anuncia integração com plataforma de publicidade do Google no Brasil, viabilizada pela VIOOH