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Bradesco transforma vagalumes em live action durante campanha de final de ano

Publicado em

13/12/2021 15h21

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Com mensagem sobre reconexões humanas, banco dá vida a personagens marcantes de anos anteriores em um novo filme com trilha “Halo”, da cantora Beyoncé

 

O Bradesco lançou no último sábado, dia 11/12, em rede nacional, a sua tão esperada campanha de final de ano com o mote “Em 2022, compartilhe o seu brilho”, criada pela Publicis Brasil e produzida pela Iconoclast. Desta vez, o banco optou por uma live action, com personagens da consagrada saga dos vagalumes que marcaram os três últimos anos.

 

O filme aborda as conexões e reconexões humanas em um momento em que as pessoas passam muito tempo imersas nas telas dos celulares, videogames e TVs, de forma individual e quase indiferente ao que acontece no seu entorno. A campanha traz Luíza, personagem que já esteve presente em anos anteriores, como protagonista. No enredo, a garota assume o papel de “encantadora de vagalumes”, com o poder mágico de resgatar o brilho interior de cada um. O vagalume Lúcio, que ficou famoso nas animações do banco, continuará em seu desenho original com uma participação especial. Os atores e os personagens animados serão unidos por uma avançada tecnologia de CGI (computer-generated imagery).

 

De acordo com Márcio Parizotto, diretor de Marketing do Bradesco, o desafio era trazer algo novo e surpreendente, após o sucesso alcançado com a trilogia, e ao mesmo tempo preservar uma mensagem universal e conectada ao propósito da marca, promovendo inclusão e diversidade, valorizando a brasilidade e a realização das pessoas. Tudo isso trazendo um contexto bastante atual, embalado em um tom otimista, porém responsável.

 

“Era uma expectativa das pessoas ver como esses personagens seriam na vida real. Quando fizemos o casting, vimos o quão bem os personagens foram idealizados. Encontramos facilmente brasileiros que de fato pareciam com os desenhos. Neste filme, optamos também em trazer uma locução, na voz da menina Luíza, verbalizando as crenças do banco e explicitando o propósito contido em toda essa saga. E, dessa forma, promover reflexão sobre a importância de deixar um pouquinho as telas para nos conectarmos uns aos outros por meio de um olhar, um encontro, um papo, sem filtros e, principalmente, respeitando o jeito de cada um”, diz Parizotto.

O Bradesco apostou em um casting diversificado, que contou com a participação de moradores das cidades de Ouro Preto e Lavras Novas, ambas em Minas Gerais, onde foram feitas as gravações, trazendo um novo cenário às animações anteriores.

 

“Essa é uma produção com pessoas reais, que representam a vida de milhares de brasileiros. Além dessa humanização, valorizamos estes cartões postais que representam a beleza e diversidade do Brasil”, explica Domenico Massareto, CCO da Publicis Brasil.

 

Vale destacar também que, a fim de otimizar o processo, o diretor Ian Ruschel e a equipe da Iconoclast estiveram presentes em todas as etapas. O objetivo era garantir que as cenas já fossem captadas da melhor forma para o trabalho de pós-produção. Para isso, a produção simulou os vagalumes em cena com a ajuda de drones e hastes com luzes, o que serviu como orientação para os atores, e também garantiu uma incidência de luz mais natural e orgânica.

 

A trilha sonora, outro recurso de destaque nos filmes do banco, conta nessa produção com o clássico “Halo”, canção que ficou originalmente conhecida na voz da Beyoncé e que está diretamente ligada ao enredo da história. “’Halo’ fala sobre o sentimento de paz por estar com alguém que você ama, totalmente entregue aos sentimentos, por isso complementa a comunicação de uma forma perfeita. Além disso, a música é mais um clássico à altura das canções utilizadas nos anos anteriores: ‘Beautiful’, de Christina Aguilera; ‘Hero’, de Mariah Carey, e ‘Heal the World’, de Michael Jackson”, afirma Massareto.

 

No dia 11, “Compartilhe o Seu Brilho” foi lançada com veiculação em TV, Digital, Display, OOH, social e veículos impressos. Os personagens das animações foram desenhados pela Zombie e licenciados para esta nova produção. Adaptação da obra de animação original concebida e dirigida por Paulo Garcia (ZOMBIE STUDIO).

 

Ficha Técnica

Cliente: Bradesco

Agência: Publicis Brasil

Produto: Institucional

Título: A Encantadora de Vagalumes

CCO: Domenico Massareto

Diretores Executivos de Criação: Dani Ribeiro e Fabio Astolpho

Diretor de Criação: Jairo Anderson

Diretores de Criação Associados: Pedro Maneschy, Luciana Lima e Dago Lenhart

Redação: Pedro Maneschy, Lucas Nascimento e Giovanna Castro

Direção de Arte: Gustavo Guives Leal, Rafael Barbosa e Carolina Uliana

Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Marcella Spada, Tahnee Riente, Nara Zanoni
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau

Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Lais Dalcin, Juliana Jardim, Marianna Garcia, Raquel Tavernari, Carla Barros, Francine Silva, Priscila Santos,

Camila Bitencourt, Tatiane Santos, Maria Luiza Veneziano, Carla Masetto, Julia Vivano

RTVC: Renata Sayão, Charles Nobili

Conteúdo: Claudia Cecilia, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl

Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho, Fernanda Kochi e Karine Luchtemberg

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Daniela Ugayama e Marcelo Salgado

Produtora:​ ​ICONOCLAST

Direção: Ian Ruschel

Diretor de fotografia: Pepe Mendes

Produtor executivo: Francesco Civita, Pity Lieutaud, Alonso Sperb e Mariela Costa

Assistente de direção: ​Iuri Santos, Carol Fernandes e Bella Magalhães

Coordenação de produção: ​André Bauer

Assistente de coordenação de produção: Carol Latorre, Carolina Loureiro e Vinicius Gaspar

Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares, Everson Martins e Rafael Neder

Diretor de produção: Rodrigo Moreira, Julia Motta e Giba

Diretor de arte: Martino Piccinini

Figurino: Allan Fernandes

Make up e Caracterização: Patrícia Martinelli, Carlos Rosa, Tatiana Chaves e Gessica Santos

Produção de elenco: Claudia Secaf, Mei e Lou Fernandes

Produção de locação: Lizandra Gabrich, Patrícia Salim, Bruna Fuentes, Luiza Geoffroy, Wilton Costa e Francisco Santos

Coordenação de pós-produção: Tutu Mesquita, Priscilla Paduano e Fabiana Galdino

Assistente de coordenação: ​Leticia Harumi

Finalizador:​ Thiago Marra

Montador: Roberta Bonoldi

Assistente de Montagem: Samuel Chuengue

Color Grading: Marla

Pós-produção: Nash

LIBRAS e Audiodescrição: Ver Com Palavras

Produtora de Som: Satelite Áudio

Direção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol e Claudio Leal

Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty.

Intérprete: Amanda Maria
Finalização: Carla Cornea, Ian Sierra, Renan Marques, Vithor Moraes, Enrique Fonn, Arthur Dossa, Pedro Macedo

Coordenação de produção: Giu Tavares, Ligia Barros, Victor Nogueira

Assistente de produção: Renan Marques

Locutora: Alice Pietra Oliveira Silva

Animação: Zombie Studio

Direção de animação: Paulo Garcia