Movimentos do mercado

Boteco O Camocim é o vencedor do Concurso Comida de Buteco em Fortaleza

Publicado em

15/09/2021 11h56

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A premiação foi realizada no Hotel Sonata de Iracema

O boteco O Camocim foi o vencedor do Comida di Buteco em Fortaleza. A premiação aconteceu nesta terça-feira (14), no Hotel Sonata de Iracema, em um evento que contou com a presença de parceiros, imprensa e dos bares participantes. Vencendo o concurso com o prato  Barriga de porco acompanhada de cebola na manteiga da terra e batata doce, o escolhido do concurso na capital cearense vai disputar a etapa nacional. O melhor boteco do Brasil será anunciado no dia 6 de outubro.

O segundo lugar ficou com Bar do Nem, com o prato  Bolinhos de macaxeira recheada de calabresa, carne do sol e bacon. Já o terceiro lugar foi o  Butequim do JC, que preparou o  Batata Asterix com requeijão cremoso coberta com costela suína desfiada puxada na cebola roxa e azeite. Os vencedores foram escolhidos após a apuração dos votos do público e do corpo de jurados. Ao longo do concurso, os botecos participantes foram visitados e avaliados em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Foram apresentados petiscos criados especialmente para a competição, dando origem a um cardápio saboroso e diversificado. O voto do público corresponde a 50% do peso total e dos jurados, 50%.

Nesta edição, 11 botecos disputaram o título de “Melhor Buteco em Fortaleza”: Bar do Helano, Bar do Nem, Bar O Camocim, Boteco da Dani, Brasil Colonial, Butequim do JC, Carneiro do Técio, Sabor de Casa, Seu Zé – Bodega, Toca do Peba e Varandão da Vila.

Na etapa nacional, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade, avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão receberá outros três jurados, que não são os mesmos da etapa local, para eleger o melhor boteco do Brasil.

Etapa em Fortaleza

A capital cearense participou do tradicional concurso Comida di Buteco realizado de 30 de julho a 22 de agosto. Contando com 11 bares, o concurso aconteceu de forma híbrida e com o foco no delivery e retirada de pedidos. Nesta edição, Comida di Buteco trouxe como missão “Transformar vidas através da Cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa”, onde os participantes desenvolveram receitas de petiscos exclusivas contendo uma ou mais raízes,

#SalveOsButecos

Com o movimento “Salve Os Butecos”, que trouxe o foco no sistema de delivery, o público prestigiou os butecos, promovendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos. “Nosso objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa para os butecos, de forma que eles possam se reerguer. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os botecos e espaços na mídia para divulgar a campanha”, explica o coordenador regional do Comida di Buteco, Elmo Santos. A conta para as doações e o acompanhamento do que foi arrecadado está disponível, por meio do “butecômetro”, no site comidadibuteco.com.br.

Segurança                                 

Pela primeira vez em sua história, o concurso apresentou um formato híbrido, em que os consumidores conseguiram provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery ou nos botecos, no formato “para levar”. Além disso, o Comida Di Buteco realizou uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que o público pudesse planejar com segurança sua ida ao buteco, além de disponibilizar uma lista de dicas para os consumidores com regras de biossegurança.

Novas iniciativas                                                              

Desde 2020, ano em que o evento foi adiado, foram desenvolvidos projetos para os fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade:

Linha Festas Comida di Buteco

Por meio de parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, foram desenvolvidos itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.

Piraquê Comida di Buteco

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou em edição especial os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos botecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play

A Sympla Play, braço da plataforma Sympla que comercializa cursos e conteúdos digitais, desenvolveu uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco. Esta primeira edição trará receitas premiadas de Belo Horizonte e o produto é composto dos vídeos de 10 receitas, a história de cada um desses botecos, vídeo institucional do Comida di Buteco, um card com a receita para ser impressa e um certificado/gift. O produto poderá ser adquirido na plataforma sympla.com.br.

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei

O Comida di Buteco está presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolveu e comercializa 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento “Salve os Butecos”. A linha estará disponível na loja chicorei.com.

O concurso Comida di Buteco é patrocinado pela Coca-Cola e tem o Banco Santander, como banco oficial.

Em Fortaleza, o evento conta com o apoio de empresas como: Heinz, Reserva 51, McCain, Chandon, TagMe, Zero Cal, Hotel Sonata de Iracema, Diário do Nordeste, Coletiva, Abrasel, Visite Ceará, Dickies, Santanense Workwear, Sr. Box, Zoom, Boxnet e Prefeitura de Fortaleza.