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Black Friday 2022 será a maior da história, aponta pesquisa

Publicado em

04/10/2022 15h55

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Segundo a ADS Play, empresa especialista em Marketing Programático, o ideal é investir em um posicionamento de marca orgânico no Google, utilizando uma forte estratégia de SEO, com ênfase no formato de vídeos curtos como a principal tendência para a data 

 

Desde 2010, a Black Friday faz parte do calendário que movimenta o consumo no país. Tímida e rodeada de desconfiança por ser uma novidade para o brasileiro, ainda precisava vencer a má reputação de fraudes e falsos preços com descontos praticados por lojistas, especialmente no ambiente digital. Mas não demorou muito para a data ser absorvida pelo público e por empresários, tornando-se uma das apostas do comércio. Agora, a data chega a 2022 com uma aposta dos especialistas: será a maior Black Friday da história.

 

Com dados do Ecommerce Brasil (2021), o mais recente report da ADS Play indica que em 2021 o ticket médio do consumidor da Black Friday foi de R$ 753,00. O valor é mais alto do que o obtido em 2020, com R$ 592,85. Em 2021, as vendas totalizaram 4,2 bilhões de reais na data, o que representa 5% a mais do que no ano anterior. Além disso, o uso das plataformas de redes sociais para vendas em 2021 cresceu exponencialmente, com um disparo para 375% a mais. Quanto ao perfil, 57% dos consumidores foram mulheres no último ano e 82% das pessoas afirmam que os preços mais baixos são um motivador de compra relevante.

 

Sobre estratégia, durante o período da Black Friday, é comum que a compra de mídia paga seja mais cara devido à procura de posicionamento no Google. Por isso, apenas negócios com alto orçamento para marketing conseguem se manter na competição. O ideal é investir em um posicionamento de marca orgânico no Google, utilizando uma forte estratégia de SEO. Assim, o seu site e suas páginas de produtos podem chegar à primeira página e nas primeiras posições dos buscadores. Uma dica é trabalhar bem as palavras-chave e produzir conteúdo relevante para o cliente final.

 

As campanhas de marketing são importantes aliadas na Black Friday. Por isso, é importante gerar expectativa e incentivar o engajamento, envolvendo os usuários para que eles lembrem de sua marca durante toda a data promocional. Entre os recursos possíveis para gerar expectativa e engajamento estão o close friends do Instagram, a live Commerce e os trends do Tik Tok.

 

É possível ainda cativar clientes que já compraram sua marca utilizando e-mail marketing para avisar sobre promoções, campanhas e ofertas exclusivas. O levantamento da ADS Play ainda destaca que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais caro do que gerar uma recompra.

 

No digital, imagens em formato estático não são mais tão atrativas. Após o boom do Tik Tok, vídeos curtos têm feito mais sucesso entre os usuários e é a grande aposta para 2022. E vale lembrar:  os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para acessar sites e apps de lojas na Black Friday 2021, com 61% de acesso dos usuários. 

 

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