Inovação

Ativações publicitárias 360: como a Casas Bahia está inserindo um novo conteúdo publicitário e comercial em programas e novelas

Publicado em

18/04/2022 14h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Quem confere as novelos e os programas da Rede Globo tem se deparado com uma série de inserções publicitárias diferenciadas que já fazem parte da estratégia da Casas Bahia há um tempo. O formato integrado ocorreu novamente na sexta-feira (15), onde a marca levou à novela Pantanal um novo conteúdo publicitário e comercial que complementa a ação inserida na novela.

A inserção visou potencializar a mensagem e campanha de marca “Tudo que a vida pede, Pede Casas Bahia”, reforçando sua infinidade de produtos de importância para o personagem como casaco, lanterna, boné, copo térmico e diversos outros, além de contextualizar a entrega #Papum fazendo link com a narrativa do capítulo. Durante a exibição do capítulo, o personagem Jove precisa de alguns itens do dia a dia para sua viagem ao Pantanal e opta por comprá-los pelo app da Casas Bahia, que tem tudo, considerando que tudo chegará a tempo.

 

A separação dos produtos é feita pela funcionária da rede, durante o comercial de 30´ segundos que vai ao ar após o merchandising. Ela recebe o pedido e fica surpresa: “É o Jove, da novela”. Nesse pedido ela faz questão de entregar pessoalmente.

Confira:

Todo o planejamento e execução da ação foi criado time de marketing da Via, VMLY&R e Globo. As ações de Casas Bahia na novela Pantanal contarão com diferentes ativações da marca que vão além do merchan na novela, como redes sociais, ativação pelo vendedor online, CRM e diversas outras, mostrando ao telespectador a essência da nova Casas Bahia. As ações contarão também com a interação de outros personagens, incluindo a mãe Madeleine (Karine Teles) e o pai José Leôncio (Marcos Palmeira).

 

Para Ilca Sierra, Chief Experience Marketing Officer (CXMO) da Via, incluir conteúdos publicitários numa trama em telenovela como este é uma importante estratégia para que o brasileiro conheça sobre este novo momento da Casas Bahia.

“Queremos intensificar para nossos clientes de todo o Brasil que o site, app e lojas Casas Bahia estão em plena sinergia para atender todos os pedidos. A logística expressa é outra grande vantagem que a rede apresenta para que o cliente receba sua compra na hora que ele mais precisa”, afirma a executiva.

A novela já é recorde de audiência e promete relembrar grandes emoções. E a Casas Bahia marcará presença com ações publicitários na novela de forma inusitada na maior plataforma de influência de massa dos brasileiros.

 

CB apareceu fantasiado de cacto durante o episódio de “The Masked Singer” no último domingo. Crédito: Divulgação

The Masked Singer Brasil

No último domingo (17), a Casas Bahia, em parceria com a Globo e a VMLY&R, inovou na forma de fazer ações de conteúdo na televisão. Durante a semifinal da segunda temporada do ‘The Masked Singer Brasil’, o CB – brand persona e creator da varejista – foi revelado como um dos “participantes” do programa, tornando-se o primeiro personagem virtual a participar da dinâmica de um reality show.

No domingo anterior, a apresentadora Ivete Sangalo anunciou que um novo calouro entraria na disputa, faria uma apresentação e, como manda a dinâmica do programa, deveria ter sua identidade desvendada pelo júri. Vestido de cacto, o CB cantou e dançou a música tema da campanha da Casas Bahia – “Tudo que a vida pede, pede Casas Bahia”, despertando a curiosidade da audiência. O mistério foi revelado logo em seguida, quando o personagem tirou a fantasia e revelou quem estava embaixo da máscara.

Para inserir o CB no programa, foi utilizado um processo de animação 3D, que consistiu em duas etapas: gravar o bailarino dançando no palco como se fosse um participante (ele usava uma balaclava azul) e, posteriormente, substituir a cabeça do ator pela animação. A inovação se deu pela estética da integração entre o real e a computação 3D, um trabalho desenvolvido pela equipe de técnicos e artistas da área de tecnologia da Globo, que associa criatividade aos recursos técnicos mais modernos para atingir o maior nível de realismo possível, incorporando cuidadosamente questões de iluminação, temperatura de luz, simulação dos cabelos e, ainda, os movimentos da fala para um resultado natural. Essa foi a primeira vez que a Globo realizou uma ação comercial com esse tipo de tratamento, unindo o real e a animação em um só corpo.

A Casas Bahia foi uma das marcas patrocinadoras da segunda temporada do ‘The Masked Singer Brasil’, realizando ações de conteúdo em nove episódios do programa. As inserções tinham como mote a campanha lançada em janeiro.

“Com essa campanha, celebramos um novo momento da Casas Bahia. Somos muito mais que uma loja física e online. Nos posicionamos como um ecossistema de varejo que resolve a vida do brasileiro, indo muito além da venda de produtos. Essa mensagem nos acompanhará durante todo o ano e trazê-la de forma bem-humorada e divertida para o ‘The Masked Singer Brasil’ mostra que nosso poder de inovação e pioneirismo vai muito além do varejo”, diz Ilca Sierra.

Durante toda a temporada, as ações de Casas Bahia levavam a mensagem da rede ao programa, criando interações da marca com os jurados e com a apresentadora Ivete Sangalo.

Novela ‘Um Lugar ao Sol’ (2021)

Em dezembro de 2021 a marca iniciou a mudança na forma de fazer merchans durante as novelas, estreando em ‘Um Lugar ao Sol’, novela exibida pela TV Globo na faixa das 21h. Ficção e realidade se misturam quando a personagem precisa comprar um smartphone com entrega “PaPum”.

Para agilizar a compra e a entrega, a personagem Leila, secretaria da empresa Redentor, interpretada por Mayara Theresa, utilizou o app da marca e contou com a ajuda de um vendedor da rede, pela ferramenta “Me Chama no Zap”. Após aproveitar o contato com o vendedor para saber de outras ofertas, a personagem conclui a compra. E para destacar o serviço “PaPum” de entrega rápida da Casas Bahia, em poucas horas Leila recebeu o pacote de sua compra.

A ação, criada pelo time de marketing da Via em parceria com a VMLY&R e Globo, é mais um capítulo do projeto de licenciamento que se tornou um case de sucesso. Nele, vendedores e personagens sempre interagem de forma inédita e totalmente orgânica, criando um conteúdo que vende os atributos da marca e prende o espectador pela forma natural com que as mensagens são inseridas no contexto das novelas.

“Inserir a Casas Bahia na programação de entretenimento tem sido uma oportunidade não só de aproximar a marca dos nossos clientes, mas também de demonstrar novas ferramentas que vão desde uma entrega super-rápida, como o PáPum, até o ‘Me chama no Zap’, um processo de humanização de vendas, que foi responsável por apresentar a muitas pessoas o universo de compras online nos últimos dois anos”, explica a Chief Experience Marketing Officer da Via.

 

 

A Dona do Pedaço (2019)

Por uma indicação de Maria da Paz (Juliana Paes), o personagem de Caio Castro vai na loja para comprar um novo celular e acaba participando do comercial com o garoto-propaganda Fabiano Augusto.

Segundo o Sol (2018)

A marca promoveu ações durante e pós programação como essa com Fabíula Nascimento que interpretava Cacau na novela.

 

A estratégia já é amplamente utilizada pela marca em novelas passadas e consolida-se como tendência para demais marcas. O Santander também tem feito uso da estratégia de forma mais impactante e a promoveu durante intervalos do Fantástico e Big Brother Brasil.

Confira: