Movimentos do mercado

Entrevista com Allana Alves, nova Head de Comunicação no Futebol Interativo

Publicado em

15/02/2022 13h07

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

A Cearense, natural de Sobral, agora está em terras paulistanas assumindo o novo desafio 

 

Formada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)  e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, Allana Alves trabalhou como produtora, editora e repórter no jornal O POVO, TV O POVO, TV Jangadeiro e NordesTV. 

 

A jornalista também tem experiência em relações públicas e marketing de varejo. Allana já atuou na  e assessoria de comunicação de eventos esportivos e do Basquete Cearense. A profissional teve grande destaque enquanto coordenadora de comunicação do Fortaleza Esporte Clube, sua última casa antes de assumir o atual cargo de Head de Comunicação no Futebol Interativo, em São Paulo.

 

Allana cita uma frase de Frida Kahlo como um pensamento que reflete seu perfil como pessoa e profissional: “…pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”. 

 

A comunicadora também compartilha algumas dicas de leituras que fazem parte da sua estante: A coragem de ser imperfeito (Brené Brown), Dez argumentos para você deletar agora as suas redes sociais (Jaron Lanier) e Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak).

 

Confira agora a entrevista exclusiva completa que Allana Alves concedeu para o Nosso Meio.

 

NM: Como surgiu a nova proposta de mudança? 

 

Allana: Eu já tinha sido professora do Futebol Interativo em um curso de Comunicação na área do futebol enquanto eu estava como coordenadora de comunicação do Fortaleza Esporte Clube. Assim conheci a empresa, sua história, seus cursos e sua metodologia de trabalho. Eu sempre quis ser professora, dividir conhecimento é uma das coisas que mais me deixam feliz na minha carreira, juntar minhas paixões profissionais, educação, comunicação e esporte, sempre me brilhou os olhos. Até que no segundo semestre de 2021, em algumas conversas que eu tive com o CEO da empresa, surgiu a ideia de como eu poderia contribuir para o institucional de fato para o Futebol Interativo.

 

NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?

 

Allana: Trago, principalmente, a importância de se ter processos e bons planejamentos para que os objetivos e o dia a dia possam fluir da melhor forma possível. Principalmente em um trabalho de liderança de equipe, onde a função de cada um vai se complementando.

 

NM: Como você avalia o constante processo de aprendizado de um profissional? 

 

Allana: É preciso estar o mais atento possível ao mercado. Principalmente quando se trabalha com comunicação e tecnologia. É preciso estudar diariamente, conversar com pessoas que estão dominando melhor um  processo, uma ferramenta, colocar a mão na massa.

 

NM: Você está realizando algum curso, especialização ou pretende?

 

Allana: No momento estou fazendo aulas voltadas para a produção de conteúdo e revendo bastante cursos mais rápidos de marketing digital. Em breve, pretendo estudar um pouco mais de copywriting. São complementos importantes para o meu trabalho diário dentro de uma empresa nesse formato de startup.

 

NM: Como você se vê pessoal e profissionalmente nos próximos anos? 

 

Allana: Quero estar dominando ainda mais a área de atuação da empresa, tendo mais clareza dos objetivos traçados e implementar mais processos que a ajudem a alcançá-los. Quero que o Futebol Interativo seja referência de mercado em sua área de atuação. Espero conseguir montar uma rotina onde eu consiga viabilizar mais momentos com a minha família e amigos, mesmo estando mais distante (estão todos, ou a maioria, em Fortaleza).

 

NM: Qual aprendizado de vida você pratica no seu dia a dia?

 

Allana: Viver o presente, com foco no que é preciso fazer no hoje, a cada dia, para construir e alcançar o que eu quero.

 

NM: Qual a sua referência profissional? 

 

Allana: Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

 

NM: E perfil pessoal, quem é seu grande exemplo de vida? 

 

Allana: Meus pais. Sempre foram muito focados e disciplinados para conseguir o que queriam pessoalmente e profissionalmente, além de se dedicarem à família.

 

NM: Quais seriam suas outras opções de profissão?

 

Allana: Psicologia. Cheguei a cursar um semestre em 2021, mas está parada, por enquanto.