Portal Nosso Meio

Anuncie Aqui – Internas

Agências Abracadabra e Acesso Comunicação estão na shortlist do Brasil Design Award

Redação

A Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) apresenta a 10ª edição do Brasil Design Award – BDA’20. O prêmio conta com 10 (dez) categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial e Design Gráfico. As categorias são divididas em 72 subcategorias e buscam representar o cenário do design nacional. Na shortlist divulgada da edição deste ano, estão as agências cearenses: Abracadabra com o projeto ‘Bar do Mar’ e Acesso Comunicação com o ‘Bullet Crossfit’.

 

O CEO e Diretor de Criação da Abracadabra, Allyson dos Reis compartilha a conquista com o Nosso Meio “O Brasil Design Award é hoje o prêmio brasileiro de maior prestígio. Estar entre os projetos selecionados é importante para a Abracadabra e para o design cearense, principalmente com um projeto inspirado por nossa cultura local é feito para um pequeno negócio local. Mostra que o poder do Design não tem fronteiras”.

 

O time da Acesso Comunicação também celebra a conquista “Sobre a premiação, estamos muito orgulhosos com o resultado. Brasil Design Award é um dos mais importantes prêmios do design brasileiro. Composto por um júri renomado e criterioso, atrai as maiores marcas e empresas de design do Brasil e, também, as globais sediadas aqui. Para nós, da Acesso Comunicação, é uma honra figurar pelo terceiro ano consecutivo entre eles. E vamos aguardar o resultado da premiação e torcer para mais uma medalha para o nosso Ceará”, conta o Sócio Diretor de Criação da Acesso Comunicação, Rodne Torres.

 

Abracadabra – Bar do Mar

Segundo Allyson dos Reis, CEO e Diretor de Criação da Abracadabra a agência precisava, em tempo recorde, criar uma identidade para o “Bar do Mar”, o informal do restaurante “O Marmenino” (daí o nome “Bar do Mar”), três vezes eleito o melhor restaurante da cidade. O “Bar do Mar” traria pratos mais acessíveis com atendimento exclusivamente on-line, para atender a uma nova demanda criada pelo isolamento social. Comandados pelo Chef Léo Gonçalves, também eleito o melhor chef de Fortaleza, as duas operações seguem os preceitos de uma culinária DOC (Denominação de Origem Cearense), um movimento de valorização da identidade e da cultura cearense a partir da gastronomia. A identidade do “Bar do Mar” deveria trazer um certo grau de informalidade e como na gastronomia DOC, valorizar os signos da cultura cearense e nordestina.

 

“A estratégia da marca é simples, informalidade e cultura popular. O design funciona como uma capa para um livro, no nosso caso a história é a comida. A partir disso, todas as decisões criativas foram tomadas para expressar um forte apelo cultural e simbólico. Um viajante de caminhão pelas estradas do nordeste que se alimenta pelas bodegas perdidas ao longo da estrada. A identidade visual do “Bar do Mar” também é fruto de uma pesquisa simbólica feita anteriormente pelo time da Abracadabra para o projeto de identidade do Movimento DOC (vale a pena conferir), onde construímos um grande painel de inspirações visuais e simbólicas da cultura local. A partir desse painel definimos as linguagens que nos ajudariam a traduzir o espírito da marca”, conta Allyson.

 

“Criamos duas famílias tipográficas para compor o projeto, a font Bodega e a font Caminhoneiro, usada no logotipo. Todas as ilustrações foram feitas a mão e transformadas em carimbos. As cores fortes fazem referência aos parachoques de caminhão e ao colorido das placas das bodegas de estrada. Muitas das decisões criativas foram tomadas para atender as necessidades de um projeto com pouca verba para implantação. Carimbos, impressões de baixo custo e embalagens padrão de mercado usadas de uma forma inteligente, resultaram em um projeto instantaneamente abraçado pelo público”, explica o Diretor de Criação.

 

O projeto teve repercussão imediata, criando engajamento nas redes sociais e reaproximando o público à experiência do restaurante “o marmenino”. A identidade visual e as embalagens têm apelo emocional por carregar significados e simbolismos da cultura local.

 

 

Acesso Comunicação – Bullet Crossfit

Para o Sócio Diretor de Criação da Acesso Comunicação, Rodne Torres, antes da agência atender ao pedido do cliente e propor uma identidade que contribuísse e solucionasse o problema de imagem da marca, impactando positivamente o negócio do cliente, foi a campo para tentar entender sobre o seu segmento de atuação. “Concluímos que a modalidade de Crossfit naturalmente transmite uma percepção de alto esforço físico seguido por lesões. Essa imagem afetava diretamente o negócio do nosso cliente, intimidando a aquisição de novos alunos. O resultado da pesquisa comprovou essa hipótese. Como previsto, a maioria dos entrevistados acreditavam que essa atividade não era adequada para iniciantes e também não indicariam para amigos ou parentes”, esclarece Rodne.

 

“Assim surgiu a ideia de um logotipo cambiante, projetado a partir de módulos e linhas retas, que se adequam à diferentes formatos, justamente para transmitir o senso de flexibilidade, organização e disciplina. Características chaves para minimizar o pré-conceito gerado pelo segmento e atrair novos adeptos para modalidade”, explica. Os coachs da Bullet, se encarregariam de provar que: se praticado em boxes com a certificação internacional, seguindo todos os pré-requisitos e com auxílio de profissionais capacitados e em constante aprendizado, se torna uma atividade essencial para todas as idades. “Inclusive o Crossfit não lesiona, muito pelo contrário, reabilita”, enfatizam.

 

No trabalho, foi observado que especificamente a Bullet, oferece através de seus treinos, saúde corpórea e mental para seus alunos, e isso só é possível através de muita disciplina, métodos eficientes e que facilmente se adequam ao treino de qualquer sexo, biotipo físico e faixa etária. “O nosso desafio foi encontrar uma solução que sintetizasse todos os valores da marca através da sua identidade visual e conceituação”, explica o Sócio Diretor de Criação.

 

“Para a satisfação dos sócios fundadores da marca e também nossa, o projeto é sucesso de público e de crítica. É perceptível todos os benefícios que ele vem trazendo não só para o negócio em si, mas também para o seu segmento de atuação, para as pessoas e principalmente para os alunos que não tinham o hábito de praticar atividade física. Hoje, a Bullet está com todas suas turmas lotadas, e o melhor, compostas por um público bem diversificado. A marca e sua comunicação seguem influenciando e conquistando cada vez mais adeptos e levando oportunidade para diversos iniciantes em atividades físicas de todas as idades e biotipos. Afinal, todos não só podem como devem praticar. Bullet. Crossfit for all”, finaliza.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp