Movimentos do mercado

AD2M chegou à 100ª edição do Boletim Cenário Covid-19

Publicado em

13/07/2020 16h37

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Enviado digitalmente a clientes e parceiros da agência, o boletim foi lançado em março deste ano quando a pandemia chegou ao Ceará e destaca diariamente informações locais, nacionais e mundiais

 

A pandemia da Covid-19 alterou de maneira drástica as rotinas pessoais e profissionais, afetando pessoas e de empresas em todo o mundo. No Brasil e com o Jornalismo não foi diferente. Em meados de março, os primeiros casos começaram a aparecer no país e alguns Estados, como o Ceará, partiram para as medidas de isolamento social. Com muita gente dentro de casa, empresas paradas e hospitais em ritmo frenético, a necessidade por informação de qualidade, especialmente sobre a pandemia do novo coronavírus, ampliou-se e ganhou corpo na sociedade.

 

Em paralelo, as redações dos veículos de comunicação tiveram que operar com muitos jornalistas em home office, as notícias falsas ganharam impulsionamento nas redes sociais e as pessoas passaram a ser bombardeadas diariamente com uma quantidade enorme de informações. Com isso, as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de negócio e estar atentas à sua comunicação com os diversos públicos.

 

Impulsionada pela tecnologia digital, a rotina de produção jornalística vem agregando o conceito de curadoria, que ficou mais forte e necessário neste cenário de crise. Neste processo, o texto informativo é construído a partir de dados e declarações de outros canais, sempre preservando os critérios jornalísticos na seleção das informações e na construção do texto, como a indicação da referência às fontes consultadas.

 

Com este foco, a AD2M Engenharia de Comunicação, com sede em Fortaleza (CE), criou o Cenário Covid-19, um produto de curadoria de notícias, com o panorama informativo do dia, focado no Ceará, incluindo principais assuntos e manchetes do Brasil e do mundo; textos exclusivos de análise da crise; notícias locais; checagem e esclarecimento sobre notícias falsas e divulgação de dados oficiais sobre a pandemia. O boletim chegou à 100ª edição ininterrupta, desde o dia 23 de março, sendo distribuído diariamente pelo WhatsApp, disponibilizado para leitura também na plataforma Issuu e divulgado no Instagram e no Facebook. É a união entre o Jornalismo de qualidade e a Comunicação Corporativa exercida com responsabilidade e cidadania.

Mauro Costa, sócio-diretor da AD2M

 

 

“A AD2M, atenta à tendência de mercado de gerar conteúdo de qualidade, inovou com o Cenário Covid-19 enquanto produto e estratégia, trazendo a seus clientes e parceiros, diariamente, um conteúdo de qualidade, inteligente e informativo. Queremos contribuir, enquanto jornalistas e cidadãos, no combate à difusão da desinformação e somarmos forças aos colegas que, nas redações, têm feito um importante trabalho em favor da informação correta e confiável”, destaca o diretor Mauro Costa.

 

São seções do Cenário Covid-19 os Panoramas Ceará, Brasil e Mundo, com os principais assuntos locais, nacionais e mundiais na data; o editorial; o combate às fake news; as manchetes do dia, e o Acontece, destacando notícias dos clientes e parceiros da agência, especialmente campanhas de doações e novas estratégias de negócios. Todos os dias também o boletim traz a evolução da pandemia com os números de casos e de mortes no Ceará e no Brasil, total de pessoas recuperadas no mundo e quadros com conteúdo diverso – dicas de saúde, pesquisas sobre vacinas, estudos sobre o novo coronavírus, etc.

 

“Sabemos que a internet ampliou o acesso a diferentes fontes de informações mas, ao mesmo tempo, gerou uma proliferação de notícias falsas e também um volume muito grande de dados que, em tempos como o que vivemos, acabam angustiando as pessoas ao invés de informá-las bem. O Cenário Covid-19 é um serviço de inteligência da AD2M, sem fins lucrativos, movido pelo interesse público de propagar a informação de qualidade. Diante do feedback que estamos recebendo, ele vem promovendo o alívio do público frente ao fenômeno da obesidade informacional provocada pelo excesso de informações atual”, comenta Djane Nogueira, diretora da AD2M. 

 

O trabalho desenvolvido está pautado na busca por fontes oficiais com credibilidade reconhecida. Além deste pré-requisito básico, o Cenário Covid-19 traz a devida identificação das fontes das notícias e links para conteúdos originais, reconhecendo e valorizando, assim, os veículos de comunicação e os especialistas que produziram aquela informação. Tudo isso vem embalado em uma forma prática de se ler. “A concepção visual do produto está alinhada com o consumo de informação via Whatsapp, que permite navegar e dar zoom nas páginas facilmente com os dedos, abrindo novas dimensões que o impresso e a leitura tradicional em tela não oferecem”, explica Apolônio Aguiar, diretor da AD2M. Assim fica fácil ler com rapidez e examinar os gráficos e quadros que enriquecem o boletim.

 

A AD2M, com 24 anos de mercado, potencializou seus recursos e envolveu boa parte de sua equipe de jornalistas e designers na elaboração dos quadros, produção do conteúdo, checagem de informações, revisão e distribuição do boletim. A novidade foi bem recebida pelo público, que se inscreve para receber o Cenário Covid-19 e costuma repassá-lo para grupos de sua afinidade.

 

Entre os feedbacks recebidos, o empresário Edmilson Pinheiro destaca: “Minha atualização diária sobre a Covid-19 é feita através do Cenário, pois são informações compiladas dos acontecimentos diários de maneira muito precisa, imparcial e abordadas de forma bastante leve”. A executiva da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Clivânia Teixeira, também acompanha o conteúdo da AD2M. “Parabéns pelos alertas lúcidos, dados persistentes e consistentes dos relatórios diários do Cenário Covid-19”, parabeniza.

 

Sobre AD2M

A AD2M Engenharia de Comunicação atua desde 1996 no mercado de comunicação, desenvolvendo um amplo portfólio, mantendo uma forte rede de relacionamentos e com uma equipe altamente qualificada. Com expertise na área de Relações com a Mídia, através de atividades de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (Media Training), a AD2M agrega também outras esferas, prezando pelo desenvolvimento da comunicação de forma ampla e integrando os serviços de forma estratégica. 

 

Sobre curadoria de notícias

Diante do excesso de informações e da profusão de fake news, a curadoria digital do jornalismo vem para organizar a enorme quantidade de dados, gerenciar os conteúdos e reorganizá-los segundo critérios jornalísticos de seleção das informações e de construção do texto, devidamente incluindo as referências às fontes consultadas e, preferencialmente, também os links para o conteúdo original. Neste processo, verifica-se, interpreta-se e emprega-se sentido a textos, áudios e imagens produzidos pelo público e por fontes oficiais.

 

Sobre obesidade informacional

O excesso de conteúdos disponíveis hoje gerou o conceito de obesidade informacional: o acúmulo de informações que nunca poderá ser absorvido dada sua quantidade e sua rapidez de atualização. Dentre os perigos da obesidade informacional estão a difícil escolha de qual melhor conteúdo absorver e a falta de conteúdo relevante, que indique soluções inteligentes. Ambos geram perda de uma grande quantidade de tempo. Uma das saídas para evitar a obesidade informacional é direcionar a procura para sites confiáveis e que tenham um conteúdo rico sobre o assunto.

*Texto divulgação