Portal Nosso Meio

Vacinou Acelerou – Interna

Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, comemora 54 anos

Redação

História da associação se mescla com história do setor no país

 

No dia 8 de outubro, foi celebrado o Dia da Comunicação Empresarial, data que marca a fundação da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em 1967. Desde os tempos em que ocupava um pequeno espaço na Rua Dona Antônia de Queirós, no centro de São Paulo, a Aberje, então sigla para “Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas”, vem fomentando o desenvolvimento da Comunicação, por meio do associativismo e da troca de conhecimentos dos profissionais.

 

De lá para cá, a área de Comunicação nas empresas e instituições do país evoluiu expressivamente. A Aberje tem acompanhado este movimento e promovido o desenvolvimento do setor, por meio de uma série de cursos, encontros, eventos, debates internacionais, pesquisas e publicações.

 

Essa evolução da Comunicação é evidenciada na própria mudança do nome da Aberje. Nos primeiros anos da associação, por exemplo, as discussões giravam em torno dos canais de comunicação, de como fazer com excelência jornais e revistas para os funcionários, em geral, boletins com conteúdo oriundo dos departamentos de Recursos Humanos. Já em 2021, por exemplo, o tema do ano da Aberje, refletindo o momento atual, é “A Comunicação e o Capital Ético”, colocando a comunicação no papel central para promover as transformações necessárias para a sustentabilidade dos negócios, do meio ambiente e da sociedade.

Crescimento 

A pandemia da Covid-19 escancarou a necessidade das organizações olharem para fora dos muros das fábricas e se engajarem com temas de interesse da sociedade e demais stakeholders. Além disso, os temas ESG, sigla para as questões ambientais, sociais e de governança, tomou a agenda das organizações, de modo que o trabalho de comunicação, ligado à gestão da reputação e do relacionamento com os públicos de interesse, mostra-se cada vez mais fundamental.

Tal evidência se revela no crescimento da Aberje, que, de abril de 2020 até o final do mês de setembro de 2021, teve um crescimento da base associativa de 22,2%, chegando a 764 organizações associadas. “Nós costumamos dizer que a Aberje é uma das maiores redes B2B do país. É um espaço em que empresas podem conversar com outras empresas, inclusive concorrentes, em um ambiente seguro de trocas de informações, práticas e conhecimentos em Comunicação Corporativa e temas críticos aos negócios. A força da Aberje vem da sua rede de associados”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.

O diretor-presidente da Aberje e professor titular da USP, Paulo Nassar, entende que a Aberje fortaleceu as suas conexões com a sociedade e com os seus associados nos anos críticos de 2020 e 2021. “Para isso, consolidou os seus comitês, labs e eventos. Publicou pelo seu braço editorial oito livros, deu continuidade às edições da Revista Comunicação Empresarial e de seu boletim internacional BRpr, em inglês. Fortaleceu a sua participação no board e nas ações das associações globais (Global Alliance for PR and Communications Management, Fundacom, Page Society). Além de fortalecer o seu braço de formação, a Escola Aberje”.

“Tudo isso, a partir de sua atuação, a partir do território da Comunicação, em temas como a mobilidade, diversidade, as relações humanas, o capitalismo ético e a abordagem ESG. Outro destaque foi a ação de advocacy que a Aberje tem desenvolvido historicamente na promoção do comunicador, da comunicação e das áreas de Comunicação, isso por meio do posicionamento de suas lideranças nos principais veículos de comunicação do país”, complementa Nassar.

Marcos históricos da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial:

(Fonte: Revista CE edição 100)

1967

A pedra fundamental para a criação da Aberje e da criação do Prêmio Aberje foi a I Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa, no dia 8 de outubro, no auditório da Pirelli, em São Paulo, com representantes de 52 publicações. A iniciativa do evento foi do jornalista Nilo Luchetti, então chefe de Relações Sociais da empresa e editor da revista Notícias Pirelli, juntamente com representantes de empresas como Volkswagen, Alcan e General Eletric. No evento, a “Avon em Revista” ganhou o título de melhor órgão interno do país.

1968

A RAE – Revista de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, publica resultado de pesquisa realizada na I Convenção Nacional de Editores de Jornais e Revistas de Empresa um ano antes. Trata-se da primeira pesquisa científica sobre comunicação empresarial.

1975

A Aberje e o Brasil são citados na obra Contributions a l’Etude de la Presse d’Enterprise et Essai de Bibliografie (Contribuições ao Estudo da Imprensa Empresarial e Ensaio de uma Bibliografia), de Dimitri Weiss, professor da Universidade Sorbonne, em Paris. Segundo ele, o Brasil seria, ao lado dos Estados Unidos e Canadá, um país dotado de comunicação empresarial relevante.

1977

A Aberje anuncia a instauração de sua sede em São Paulo, na Rua Dona Antônia de Queirós.

1979

Começa o processo de expansão da Aberje com os Capítulos Regionais. As cidades do Rio de Janeiro e de Piracicaba, no interior de São Paulo, são as primeiras a contar com novas unidades.

1989

A Aberje vira marca e deixa de ser Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais para se tornar Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

1991

É criada a Revista Brasileira de Comunicação Empresarial – CE, substituindo a Revista Aberje (criada em 1987). O objetivo é transcender a divulgação de notícias ligadas à Aberje e seus associados e incorporar assuntos relevantes ao meio comunicacional. É criado o Prêmio Aberje Regional, devido ao grande número de inscritos.

1996

Em junho estreia o website da Aberje, com o nome Aberje Online.

2001

Início das atividades de pesquisa da associação, sob a denominação de DatAberje, com mapeamento sobre Comunicação Interna. Primeira publicação da Aberje Editorial, com o lançamento do livro Comunicação Interna: A força das Empresas.

2004

Com base nos documentos e materiais bibliográficos acumulados desde sua fundação, é criado o CMR – Centro de Memória e Referência da Aberje, o único sistema de informação especializado em Comunicação Empresarial da América Latina.

2007

Como parte das comemorações de seus 40 anos e expressão da missão, visão e valores para o futuro, a associação lança o documento “A Comunicação organizacional frente ao seu tempo”,assinados por Paulo Nassar, Renato Janine Ribeiro (membro do Conselho) e Rodolfo Guttilla(presidente do Conselho Deliberativo à época), com a contribuição de outros membros do Conselho e diretores de capítulos regionais. Nele, a associação assumia o compromisso de construir “uma sociedade mais culta, solidária e sustentável”, defendendo a atuação estratégica e ética para os profissionais de Comunicação.

2008

Em outubro é lançada a primeira edição da Revista Valor Setorial Comunicação Corporativa, realizada em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico.

2011

Em parceria com a ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, a Aberje funda o MBA Aberje/ESEG, voltado para a Gestão da Comunicação Empresarial.

A Aberje é nomeada como Regional Representative da Global Alliance for Public Relations and Communication Management para o território brasileiro e latinoamericano.

2016

Em fevereiro, foi realizada a primeira edição do Aberje Trends, evento sobre tendências em comunicação corporativa, que reúne profissionais do setor de Comunicação Empresarial.

2017

A Aberje dá início às comemorações de seus 50 anos de existência com uma série de eventos e publica o livro “Aberje 50 Anos: Ensaios e Memórias”.

2018

Em agosto, foi fundada a Escola Aberje de Comunicação, abrigando toda frente de capacitação e formação profissional da associação, com um vasto portfólio de cursos de comunicação, nacionais e internacionais, para estudantes de graduação até altos executivos.

2020

Lançamento do I Fórum de Comunicação Corporativa Aberje Valor, série organizada pela Aberje e Valor Econômico. Os encontros abordaram a reinvenção e o protagonismo da comunicação no contexto da pandemia e das novas estratégias de negócios.

O II Fórum Aberje Valor acontece neste ano, entre os dias 18 de outubro e 4 de novembro de 2021, no formato online, a partir do tema Decisões críticas na era do ESG. Como ser estratégico sem deixar de ser tático com a participação de líderes de comunicação de grandes companhias multissetoriais.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp