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A tendência para 2022 é humanizar ainda mais as estratégias de comunicação!

Publicado em

17/01/2022 08h00

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Vivemos em um mundo híbrido onde o online se fortalece, mas não consegue sobreviver sem o offline, portanto as estratégias de comunicação precisam ser integradas por meio de plataformas digitais e ações físicas. O Brasil segue a tendência mundial, fortalecida após o início da pandemia de Covid-19, onde 70% da população faz compras online, entretanto não foram só as vendas que aumentaram na internet, a permanência e o número de usuários nas mídias digitais também cresceram significativamente.

 

Diante desse novo cenário, a tendência para 2022 é humanizar ainda mais as antigas e as novas estratégias de comunicação, a fim de reter mais usuários nas plataformas digitais e fortalecer as marcas no universo físico.

 

Começo esse artigo com algumas perguntas simples que irão colaborar para a construção de estratégias mais humanizadas: Se a sua marca fosse uma pessoa como ela seria?  Seria um homem ou mulher? Quais as bandeiras e valores que ela defende? Como é o tom de voz da sua marca? Se você já tem essas respostas bem definidas vamos dar início aos trabalhos.

 

As plataformas de mídias sociais são ambientes de diálogos e relacionamentos, não apenas canais de propagandas. As pessoas não entram nas mídias sociais para ver panfletagem digital e sim para se relacionar com outras pessoas, o que faz com o que você enquanto marca precise se comportar como se fosse uma pessoa.

 

Entendendo a sua própria marca você será capaz de gerar diálogos e estreitar relacionamentos. Cada publicação deve gerar um dialogo, ao ponto de os seus seguidores quererem marcar outras pessoas ou compartilhar o conteúdo de tão útil que ele é. Lembre-se “pessoas gostam de seguir pessoas, não coisas”, portanto não transforme suas plataformas de mídias socias e seu site em um catálogo de vendas, interaja, comunique-se com o seu público e retenha seus seguidores.

 

Como? Humanize as estratégias de comunicação.

 

Estratégia 1 – Conte boas histórias (Storytelling):

Utilize-se dessa estratégia para reter seguidores, clientes e encantar pessoas. Conte a história da sua marca por meio de um conteúdo que prenda à atenção. Fale sobre a trajetória da empresa, em uma narrativa que mostre a evolução e história, a sugestão é gravar vídeos curtos e fazer um regaste histórico, use a linguagem do seu público-alvo, inclua seus clientes na história da sua marca e use depoimentos reais. Grandes marcas utilizam essa estratégia há anos e ela nunca saiu de tendência. Emocione seus clientes!

 

Estratégia 2- Utilize Prova Social

Melhor do que falar de si mesmo é ouvir daqueles que usam a sua marca o quanto ela foi importante e mudou a vida deles para melhor. A prova social continua como tendência em 2022, por meio de depoimentos e vídeos de clientes fiéis e satisfeitos com o seu produto ou serviço. Esses depoimentos podem ser utilizados em todas as suas plataformas digitais e em produtos físicos expostos na loja, além disso os depoimentos (avaliações do Google Meu Negócio) são fundamentais para fortalecimento e conversão de vendas. Crie mecanismos para estimular essas avaliações, desenvolva brindes com QRCodes direcionados para o Google Meu Negócio e envie links, para os clientes que aceitarem, pelo whatsapp.

 

Estratégia 3- Desenvolta o “infotenimento” (informação apresentada de forma divertida, bem humorada e prazerosa).

O entretenimento foi incorporado dentro das plataformas digitais para reter os usuários e entregar mais anúncios. Os protagonistas do universo de entretenimento e “infotenimento” são os criadores de conteúdo e as marcas que se tornaram criadores de conteúdo também.

 

Existem dois tipos de influenciadores (os que fazem fotos e filmam em tempo real o seu estilo de vida e dia a dia, em uma narrativa com o intuito de inspirar o seu público-alvo) e existe o criador de conteúdo que é especialista em determinado assunto, nicho ou categoria e passa a criar conteúdo todos os dias para ajudar as pessoas que têm interessam por um determinado assunto.

 

Os criadores de conteúdo se fortalecem em 2022, pois eles serão responsáveis pelo “infotenimento” que retêm pessoas nas plataformas de mídias sociais e são monetizados por isso. Os criadores de conteúdo vão criar mais funcionalidade e parcerias pagas, lojas dos parceiros e, muito em breve, serão comissionados pelas vendas em seus próprios posts.

 

Estratégia 4- Transforme o cliente em nanoinfluenciador (usuários que trabalham diretamente com um público segmentado)

Mapeie seus melhores clientes e convide-os para serem nanoinfluenciadores do seu negócio.  Se esses clientes criarem vídeos, mostrando como fazem e usam os seus produtos ou serviços, você terá um banco de imagens muito mais autêntico do que o banco de imagens pago e aumentará a taxa de conversão e engajamento. Você pode usar esses conteúdos em suas mídias sociais sejam vídeos, ou fotos dando mais originalidade ao produto e fortalecendo a prova social.

 

Estratégia 5- Desenvolva uma experiência integrada entre on e off e aumente suas vendas.

Trabalhar com chatboats é rápido, prático e, muitas vezes, necessário, mas nada, absolutamente nada, exclui a importância de uma ser humano em um processo de venda online. As lojas físicas que entenderam que o futuro é online, passaram a preparar os vendedores para atender online também.

 

Além disso, utilizam produtos digitais para garantir a venda, como catálogos e vídeos para os clientes. A experiência de compra integrada entre o on e off exige a personalização da comunicação e venda com o auxílio do whatsapp, Instagram (loja virtual e direct), auxiliado pelos boots para que os vendedores tenham condições de atender um número maior de pessoas. O E-Commerce é indispensável nesse processo.

  

Estratégia 6- Grave Vídeos Curtos e Legendados

Pensar visualmente já era uma prática da idade das cavernas, muito antes da invenção da linguagem escrita dos egípcios. Um Estudo organizado por Roan (2010), que mostra que a visão representa 80% da nossa percepção capturada por meio dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato).

 

Não é por outro motivo que as redes sociais adotaram os vídeos como peças chaves da comunicação digital. Pesquisa da VIDMOB 2021 afirma que combinar vídeo com texto, no primeiro quadro dos anúncios, pode aumentar as vendas em até 3 vezes.

 

As legendas nos vídeos orgânicos também fortalecem a comunicação e a inclusão facilitando a compreensão por pessoas com deficiência auditiva.

 

Seja tendência em 2022, humanize sua marca!

 

Karla Camila

Diretora de Comunicação e Marketing da 3 Comunic

Jornalista/ Assessora de Imprensa e Especialista em Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais

20 anos de experiência no mercado da comunicação cearense.