A incrível visão binária nos negócios, ou zero ou um

Publicado em

10/06/2021 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Muitas pessoas acreditam que sucesso é baseado no binário qualidade e preço, muita qualidade e o preço é caro ou preço barato e a qualidade é pouca.

 

Qualidade banalmente traduzido como “o meu produto é muito melhor”, mas geralmente podemos descrever como o mais durável, robusto, maior ou por ser feito com os melhores insumos e componentes, entretanto muitas vezes é só uma avaliação apaixonada mesmo, ou efeito dotação (olha o neuromarketing aparecendo de novo aqui).

 

Preço entendido como o mais barato ou por ser um “preço justo”, muitas vezes sem parâmetros comparativos reais.

 

Macho! (expressão cearense), “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia” (Shakespeare), há muito mais coisas entre o produto e o preço que pode imaginar sua limitada compreensão. No meio existe um consumidor e nele uma mente cheia de inseguranças, necessidades e desejos, que é muito mais influenciada pelas emoções, percepções, contexto cultural e social do que uma fria planilha de Excel, cheia números e indicadores, imagina.

 

Olhe para o seu mercado, olhe para o seu cliente, olhe para os sentimentos e percepções, olhe para as pessoas.

 

Gestão, números e planilhas são importantes para dar suporte, mas não para sobrepujar a atuação mercadológica e a avaliação de necessidades e desejos do consumidor.

 

Dica, vá para campo, visite suas lojas, consuma seu produto, frequente concorrentes, converse com quem não consome sua marca. Opinião só dos amigos ou uma visão baseada só em números é visão cega.

 

 

Bosco Couto

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

 

 

Leia também:

Branding e os atalhos mentais

A importância e as funções das embalagens na venda dos produtos

Combinação, Proporção e Ordem

Processo de Decisão do ser humano

Boas Vindas da Coluna Nosso café com marketing

Dia do Profissional de Marketing

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.