Portal Nosso Meio

SG 360 Internas

A importância e as funções das embalagens na venda dos produtos

Bosco Couto

Muito além de proteger, facilitar o transporte e o armazenamento do produto, a embalagem tem um papel importantíssimo no marketing das empresas.

 

Pra começo de conversa a embalagem é um elemento de distinção entre marcas concorrentes, ajudando o consumidor na hora da escolha. Ela educa, informa e estimula.

 

Ela muitas vezes é a vitrine ou o chamariz da marca no PDV, chama atenção e gera destaque para o consumidor na hora da compra, principalmente em mercados de auto-serviço, como supermercados, depósitos de construção, farmácias, lojas de conveniência dentre outras.

 

A embalagem também ajuda a construir ou reforçar o posicionamento das marcas, podendo agregar mais valor na percepção do cliente, e mais valor percebido pode ser traduzido em preços melhores ou maior volume de vendas.

 

Cores, peso, textura, design, forma, usabilidade, efeitos e matérias usados importam muito na decisão de criação e elaboração da embalagem. Lembrar que não percebemos o mundo somente com os olhos, mas com todos os sentidos, portanto o toque, a pegada, o cheiro e até o som fazem parte desta experiência.

 

Resumindo embalagem ajuda a vender mais e melhor, por isto preste mais atenção a elas no seu plano de negócios.

 

 

Bosco Couto

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

 

 

Leia também:

Combinação, Proporção e Ordem

Processo de Decisão do ser humano

Boas Vindas da Coluna Nosso café com marketing

Dia do Profissional de Marketing

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp