Tendência

A importância do jornalismo de dados

Publicado em

25/03/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Jornalistas utilizam ferramentas como Big Data e Github para criar reportagens mais cativantes

O jornalismo é uma profissão que tem como objetivo coletar, investigar, analisar e transmitir informações sobre a atualidade ao grande público. A missão base da profissão é produzir notícias e reportagens sobre o que acontece no país e no mundo, buscando levar informações de interesse coletivo ao público, mantendo sempre o bom senso e a imparcialidade dos fatos.

Um dos desafios constantes é se manter atualizado sobre o que acontece ao seu redor, dominar técnicas de redação e produção para diferentes veículos de comunicação e identificar os fatos que devem ser informados à população. Todas as ações dos jornalistas são guiadas pelos princípios da objetividade e da ética, visando construir credibilidade junto ao público.

O termo em inglês “Data-driven Journalism” começou a ser utilizado em 2009 para designar as iniciativas de produção de notícias a partir de dados estruturados nos Estados Unidos. O conceito surgiu da necessidade de dar forma ao novo modelo jornalístico, facilitando a compreensão por parte da opinião pública.

Atuando em diversos tipos de veículos de comunicação, desde jornal, revista, rádio, portais e televisão, o profissional pode também se especializar em uma área específica como economia, política, entre outras. O jornalismo de dados é uma das áreas que estão mais em voga nos últimos anos.

Essa especialidade do jornalismo contempla a produção digital de notícias e reportagens que utilizam grandes bases de dados para elaborar seus conteúdos. Além disso, o jornalismo de dados também costuma utilizar diversos recursos gráficos e interativos para tornar mais agradável a experiência de visualização do usuário que consome esses conteúdos. 

Invertendo a lógica tradicional do jornalismo 

Assim como todas as áreas estão se modernizando e se tornando cada vez mais “digitais”, com o jornalismo não poderia ser diferente, principalmente pela velocidade com que as notícias estão se espalhando no mundo inteiro em questão de segundos. 

Ao contrário do que se fazia antes, em reuniões de pautas, ao invés de escolher um tema e partir em busca de informações para a produção da matéria, atualmente existem ferramentas que proporcionam o conhecimento de assuntos que estão em alta e que são os mais pesquisados pelos internautas.

Por meio da análise desses dados, os jornalistas produzem reportagens e notícias precisas e relevantes sobre temas de interesse do público. Ou seja, o jornalismo de dados é um método de produção de notícias orientado pelo uso de dados como fonte de informação.

Credibilidade

Com a propagação das fake news em larga escala, constantemente a credibilidade jornalística dos meios de comunicação tradicionais tem sido colocada em dúvida pela opinião pública. A informação de qualidade coletada através de fontes confiáveis e que não sejam influenciadas por interesses comerciais ou ideológicos, tem sido primordial para os veículos de comunicação e os números são a garantia de uma origem verídica dos fatos.

A função do jornalismo de dados é apresentar de forma compreensível para todos as informações numéricas relacionadas aos fatos, permitindo que a avaliação do leitor seja embasada em estatísticas e não em suposições.

Qualidade

O papel de analisar dados e conectar informação sobre situações complexas é uma missão muito importante, pois permite que os conteúdos sejam mais completos e de fácil compreensão para o leitor. Além disso, a apresentação dinâmica dos dados, através de formatos variados, permite uma experiência mais completa e interativa com os dados coletados, permitindo que o leitor navegue por gráficos à sua preferência.

Momentos históricos

A pandemia do coronavírus é um exemplo que ficará marcado também na história do jornalismo pela relevância da atuação dos profissionais da área. Os jornalistas foram considerados trabalhadores essenciais pela necessidade ainda mais importante de informação, o que fez com que áreas da apuração jornalística se tornassem mais evidentes por estarem disponíveis mesmo à distância. 

Maria Helena Denck Almeida, jornalista, afirma que o uso de dados de portais e bancos de dados cresceu muito durante o período, fazendo com que muitos profissionais se reinventassem na procura de locais on-line que propiciam dados na produção de matérias. 

Ela cita o jornalista Stiven de Souza, que defende a utilização de dados como fundamental no Jornalismo, considerando que dão mais credibilidade e segurança para a notícia: “Com os dados, é possível ter a informação como ela realmente é, já que é oficial e segura, sendo o ponto de partida do trabalho do jornalista”. O jornalista reforça que, apesar das qualidades da apuração do Jornalismo de dados, por causa da oficialidade, ainda existem muitas dificuldades no trabalho, como a necessidade de filtrar os dados para evitar que notícias falsas sejam espalhadas.

Cenário digital

As opções de ferramentas para captura e análise de dados são muitas, como o próprio Analytics, que se instala nos portais. Assim como as plataformas digitais, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, que também geram dados e têm seus analytics internos.

Os dados estão à disposição, basta que se faça uma análise aprofundada para poder transmitir a notícia de forma clara e compreensível. Pode até parecer simples, mas não é somente uma ferramenta de dados, mas a forma como se usa, a forma como vai se interpretar esses dados. Talvez essa seja uma das partes mais importantes desse trabalho de Jornalismo de Dados