Artigos

A importância da mulher na comunicação e no marketing

Publicado em

08/03/2022 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, dentre tantas questões significativas para a data, ressalto a importância de profissionais que, assim como eu, atuam na comunicação e no marketing. É a representatividade sendo construída em contextos desafiadores como o que estamos vivendo, em que o ato de se comunicar exige cada vez mais clareza, transparência e atenção às demandas dos diferentes públicos de interesse, na pluralidade dos seus interesses e valores.

 

Um fato inquestionável é que muitas áreas do mercado de trabalho são ocupadas, em sua maioria, por homens. Gradualmente, vemos uma mudança nesse cenário, com mulheres chegando à alta gestão e sendo empreendedoras, abrindo suas próprias empresas. E, mais do que isso até: sendo reconhecidas como referências e especialistas nas áreas nas quais atuam.

 

Na comunicação e no marketing isso se torna muito significativo. Estar à frente da gestão significa pensar o relacionamento das marcas também sob a perspectiva feminina. E nós, mulheres, somos, além de tudo, um público importantíssimo. Há dados que apontam que 80% das mulheres respondem, a depender do segmento, pela decisão de consumo. Um percentual muito significativo e que interfere positivamente na construção do conteúdo das mensagens e, mais diretamente, na forma como as empresas se apresentam.

 

Enaltecer dados e contextos como esses é fundamental. Apesar de todos os desafios, fico feliz em perceber que, atualmente, com dedicação e trabalho árduo, muitas de nós vêm ocupando, cada vez mais, postos de relevância. Reflexo da nossa capacidade de seguir adiante, com a competência e a paixão que nos são características.

 

 

Rachel Jucá

Gerente de Marketing do Colégio Christus
Especializada em Marketing de Varejo e com atuação em diversos segmentos como eventos, indústria, varejo e comunicação.