Artigos

A importância da integração entre os setores Compras e Marketing

Publicado em

30/07/2020 11h14

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Artigo de Opinião

 

Quando esses times trabalham juntos a companhia atrai melhores resultados para as suas equipes a médio e longo prazo. As estratégias serão mais inovadoras e competitivas por utilizarem itens como uma linguagem correta e um perfil de análise mais eficaz. Além disso, outros pontos ganharão mais qualidade, o que torna o trabalho dos setores mais eficientes, uma vez que a tomada de decisão se torna mais assertiva e bem estruturada, as informações serão compartilhadas com maior agilidade, dentre outras otimizações.

 

A área de compras estratégica tem o objetivo de encontrar as melhores alternativas entre os fornecedores disponíveis, avaliar a oferta e a demanda de serviços e materiais, criar uma expectativa de valor e agir com base nisso. Essa área é responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na empresa, pelo acompanhamento junto ao fornecedor, pela eficiência da entrega, de manter boas relações e desenvolver fornecedores potenciais. O marketing estratégico, ele tem como objetivo analisar o mercado, agir para satisfazer as necessidades e desejos do cliente final através de produtos e serviços.

 

Atualmente esse fluxo entre as áreas é indispensável e traz grandes resultados à companhia, uma análise estratégica da compra do material junto aos fornecedores nos ajuda a fazer a escolha certa na hora da negociação final, até a entrega do pedido. Fornecedores bem estruturados nos ajudam também nessa tomada de decisão. A fidelização e parceria com esses fornecedores trazem ganhos para ambas as partes. O marketing educacional é muito importante para escola transmitir seus valores e obter boa comunicação entre as famílias. Um importante papel é a captação e retenção dos alunos nas instituições escolares.

 

Eu, como comprador de materiais de marketing, tenho parcerias incríveis com nossos fornecedores e sei que nosso material estará em boas mãos. Essas parcerias visam a qualidade dos nossos materiais e serviços frente as campanhas lideradas pelo setor de marketing da companhia.

 

 

Romário Marques Ribeiro

Comprador pleno na Startup Arco Educação. Administrador, Graduado em Administração de empresas pelas Faculdades Cearenses e cursando MBA em Gestão estratégica de Marketing na Uniateneu. Atua em compras estratégicas voltadas para a área de Marketing e Trade Marketing, como: Contratação de agencias de eventos, contratação de agencias promocionais e de branding. Negociações de materiais / serviços gráficos e brindes para eventos e desenvolvimento de novos fornecedores e Materiais.