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A fórmula secreta do fracasso

Michael Dhyani

Opinião

 

Imagine a seguinte situação. Você está planejando uma viagem para alguma cidade no interior do seu estado e se depara com dois problemas: primeiro não tem família no lugar escolhido e, segundo, não consegue encontrar um hotel ou pousada. Então, diante do fato, surge a ideia de criar uma startup e já enxerga uma grande oportunidade de negócio, uma “AirBNB para cidades pacatas”. Mas o que definiria o fracasso desse projeto?

 

Um levantamento feito pela CB Insights apontou os 20 principais motivos de fracasso das startups. E para quem tem uma certa experiência nesse assunto, é simples entender os motivos que as levam a fracassar.  Apesar de serem motivos diferentes, muitas delas repetem a mesma receita. Abaixo, os três passos para levar seu negócio ao fracasso.

 

1. Não busque sócios: enquanto você está representando toda a sua startup, o outro membro da equipe estará somente atrás do computador escrevendo algumas linhas para fazer um site ou aplicativo. E aí? Acha mesmo que vale a pena dividir o seu negócio com outras pessoas? Por que ter um time se você pode fazer tudo sozinho e lucrar mais?

 

2.Tenha um produto perfeito: é muito comum que as pessoas envolvidas com startups falem em lançar o Mínimo Produto Viável (MVP), que tem como objetivo testar o produto de maneira rápida e vender para o cliente mesmo estando no estágio inicial ou até mesmo com uma única função sendo realizada. Mas não tem sentido, não é verdade? Ao invés disso, vale a pena gastar tempo e dinheiro para desenvolver um produto perfeito para os seus clientes e só após concluído, testá-lo. Afinal, sabemos que o cliente vai comprar.

 

3. Ganhe dinheiro fácil: Com os dois primeiros passos feitos, o seu produto já está pronto para faturar muito dinheiro. Basta precificá-lo e faturar com ele. Não é importante atentarmos a pequenos detalhes como a Contabilidade, Legislação, Financeiro, Planejamento estratégico, Marketing, etc.

 

Se você fizer cada um dos passos citados, com certeza você fará parte das várias pessoas que fazem essa jornada do 0 ao 0. Às vezes, só um dos 3 tópicos já é o suficiente para que o seu negócio termine do mesmo jeito que começou. E não é errado passar por isso por falta de conhecimento ou experiência, o errado é entender que essa fórmula te ajuda a fracassar mais rápido, e ainda assim não aceitá-la como uma realidade.

 

Não existe uma receita secreta para fazer um negócio dar certo. Porém, existem simples ações que podem ser tomadas desde o começo e  a mudança de pensamento é uma delas. Questione-se: será que é melhor fazer tudo sozinho ou eu conseguiria chegar mais longe com um time? Se as grandes empresas usam protótipos para testar seus produtos com clientes, por que eu não posso fazer o mesmo? Seja como uma criança: curiosa e sempre buscando conhecer mais sobre o mundo.

 

 

Michael Dhyani

Community Manager do Programa Corredores Digitais, palestrante, facilitador e mentor de negócios.

 

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