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A falácia do marketing digital

Publicado em

17/02/2022 07h00

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Primeiro que não existe marketing digital, existe marketing e ponto. O dito marketing digital é uma licença coloquial para falar de um meio, de um canal, ou seja, uma ferramenta dentro da caixa de ferramentas do marketing em geral.

Dito isso, vamos acabar com a ilusão de que o marketing nos meios digitais resolve tudo, que ele é o começo, o meio e o fim. Ingenuidade.

Para embasar esse argumento, vamos lembrar que o consumidor tem uma vida e uma rotina real no mundo físico. Se eu fosse arriscar uma jornada de comunicação eu faria a seguinte construção:

Pedro acorda, checa as redes sociais e o WhatsApp. Toma banho e, em seguida o seu café. Vê os portais de notícias ou o jornal na TV e sai para trabalhar. Deixa os filhos no colégio ou vai para a academia. No trajeto liga o rádio de notícias ou escuta seu podcast favorito. Pega um trânsito pesado e, mesmo não querendo, ou seja, não pode fechar os olhos, é impactado pela mídia externa, a chamada OOH (out of home) como outdoor, empenas, backbus e mobiliário urbano; ou por algo ainda mais moderno e atrativo, o DOOH (digital out of home) como os painéis de Led (LEDDOOR), outdoors com vida como diria uma amigo. Pega o elevador e no trajeto curto, mas diário, a tela do ascensor o impacta. Chega no trabalho, abre seus e-mails e, novamente, verifica o WhatsApp. Depois de reuniões exaustivas ele vai almoçar e checa as redes sociais novamente, curte algumas postagens e, mais uma vez, é jogado no trânsito lento da cidade com mais outdoors, mais rádio, mais LedDoor.

Almoça e volta para o trabalho, elevador de novo. À noite, na volta para casa, a rotina de engarrafamento se repete, mas ele tem que passar no supermercado antes, um mundo de estímulos e cores, rótulos, merchandising, encartes, degustações, promoções. Em casa, toma banho e vai descansar, redes sociais abertas, portais de notícias e, às vezes, a TV ligada no jogo, no programa de auditório ou no streaming. Tudo junto, ufa!

Redes sociais
Portais de notícias
Outdoor
Rádio
LedDoor
Empena
WhatsApp
E-mail
Backbus
Google
SMS
Merchandising
Encarte
Rótulos e embalagens

E, ainda tem o conselho dos amigos.

Veja quanta coisa pode impactar e influenciar o senhor cliente. Alguns canais são mais diretos e outros mais sutis, mas gosto de diversificar e sugerir uma abordagem multicanais e, além da presença digital, gosto muito do OOH e do DOOH, deles ninguém foge, pois não existe a escolha de “mudar o canal ou a estação”.

E nem falei da sequência e da repetição, frequência.. mas isso é outro texto.

Tome um café quentinho e repense sua comunicação.

 

Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
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Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.