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A comunicação de sua marca envolve e engaja ou só informa?

Publicado em

30/09/2021 08h00

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Promover uma marca ou produto é uma atividade complexa e requer cuidado, exige técnica, conhecimento sobre o processo cognitivo do ser humano e sobre as particularidades dos meios usados.

Promover não se trata somente de informar.

Promoção, marketing e comunicação é sobre emocionar e envolver.

Temos uma hierarquia de validação, o contexto e a história influenciam muito a percepção de valor da marca, do produto e da comunicação. Em outras palavras a forma, o momento e os meios tem pesos tão importantes quanto o conteúdo.

Quanto mais contato com a marca o consumidor ou cliente tiver, mais a marca será apreciada e considerada na escolha (efeito mera exposição), quanto mais plural for a exposição, ou seja quanto mais fontes distintas falarem da marca ou do produto melhor.

Antigamente em comunicação falávamos da composição potência e frequência, ou seja quanto mais forte for a exposição e quanto mais vezes ela ocorrer, mais a comunicação será eficiente, entretanto um terceiro, um quarto e um quinto componente entram neste jogo, os canais de exposição, a coerência narrativa ou contextual e a qualidade do meio. Portanto quando pensamos em estratégia de comunicação temos que planejar com base em cinco premissas:

1. Potência (maior, mais contraste, movimento, quantidade, etc);
2. Frequência (repetição e constância);
3. Multiplicidade de canais (fontes e meios distintos de divulgação – efeito te vejo em todo canto);
4. Coerência narrativa ou sentido contextual (verdade e aderência ao contexto e a história da marca);
5. Qualidade do meio ( a qualidade do material e o status do meio transferem prestígio para a promoção)

Estes detalhes são fundamentais no momento de criar e aprovar sua estratégia de promoção e marketing.

 

 

Bosco Couto

É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.