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95% dos líderes de marketing B2B do Brasil estão confiantes na produção de campanhas mais criativas, de acordo com LinkedIn

Publicado em

10/06/2022 11h00

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92% dos profissionais do setor acreditam que as marcas B2B estão produzindo cada vez mais campanhas que competem com as empresas de consumo

 

Em meio ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, que acontecerá nas próximas semanas, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, lança um novo estudo para compreender o cenário do marketing business-to-business no Brasil. Os dados mostram que 95% da liderança afirma que a “confiança criativa” neste setor está crescendo. Isso ocorre quando as marcas B2B reconhecem que a criatividade é essencial para a construção de marca a longo prazo (32%) e impulsiona comprovadamente o crescimento da receita (37%), o que estimula o alcance de novos patamares.

 

O estudo, feito com mais de 1.600 diretores de marketing B2B em todo o mundo, apontou que  os profissionais do Brasil (95%), Austrália (95%), Índia (94%) e Emirados Árabes (94%) têm atualmente a maior confiança criativa. Com 77%  dos líderes de marketing B2B acreditando que as decisões de compra B2B são tão emocionalmente carregadas quanto em B2C, cerca de 37% estão aproveitando cada vez mais o storytelling, a emoção e o humor para ajudar a construir suas campanhas. Além disso, a maioria destes profissionais (92%) diz que as marcas B2B agora estão produzindo campanhas criativas que rivalizam com as marcas de consumo.

 

Empresas B2B priorizam a construção de marca 

As marcas B2B tradicionalmente priorizavam o marketing de performance para aumentar as vendas, mas já há uma mudança nesse sentido, segundo o estudo. A maioria (96%) desses  líderes  reconhece que a construção da marca é importante para impulsionar o crescimento de receita a longo prazo, tanto em B2B quanto em B2C.

 

Além disso, 9 em cada 10 profissionais de marketing B2B estão planejando criar mais campanhas de “performance branding”, ou seja, aquelas que ao mesmo tempo aumentam os resultados de curto prazo e os resultados de marketing de marca de longo prazo.

 

Marcas B2B estão construindo equipes de marketing criativas para o futuro

Os líderes de marketing dizem que inovação, insights de clientes e análise de dados são as principais habilidades necessárias para a criatividade B2B atualmente. Quase metade (52%) diz que promover uma forte produção criativa depende em grande parte da diversidade de experiência dentro das equipes.

 

“As empresas deste segmento já perceberam a importância da construção de marca a longo prazo e estão desenvolvendo ações criativas mais ousadas, que fixam na mente dos consumidores, conquistando vantagens no momento de decisão de compra. É positivo ver que a confiança criativa está crescendo e que as empresas estão indo além de relatórios e e-books, que há muito dominam a publicidade do setor. Ao construir marcas fortes e aproveitar a comunidade profissional engajada no LinkedIn, as marcas B2B estão gerando ROI de longo prazo para suas campanhas e transformando o espaço B2B como costumávamos conhecer”, afirma Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.

 

Metodologia

O LinkedIn contratou a YouGov para realizar esta pesquisa com 1.600 tomadores de decisão de marketing B2B nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha, Emirados Árabes Unidos, KSA, Brasil, Austrália, Índia e Cingapura entre 28 de abril e 25 de maio de 2022 .

 

Ajudando marcas B2B a lançar campanhas criativas com facilidade

Para ajudar as marcas B2B a aprimorarem seu trabalho criativo e executar campanhas com facilidade e eficiência, o LinkedIn anunciou:

 

Certificação do Marketing Labs – O LinkedIn lança  uma nova certificação gratuita em LinkedIn Content and Creative Design como parte do LinkedIn Marketing Labs para ajudar os profissionais de marketing aprimorarem a experiência na criação e manutenção de conteúdo pago e orgânico, incluindo o gerenciamento de uma LinkedIn Page ativa e o design de um visual criativo atrativo. O objetivo da certificação é colocar o Linkedin como parceiro na evolução dos profissionais, contribuindo com conteúdos exclusivos e aprimoramento de estratégias para criação de campanhas com os melhores resultados.

 

O LinkedIn Marketing Labs está dividido em dois níveis. No básico, o usuário tem uma introdução ao LinkedIn Ads, aprende como usar a segmentação em anúncios e recebe instruções de como analisar seus relatórios de desempenho. Já no intermediário, a plataforma ensina como desenvolver estratégias de marketing que abranjam todo o funil de conversão na rede, gerar conhecimento da marca e otimizar as campanhas para geração de leads.

 

Para saber mais: https://training.marketing.linkedin.com/page/pt?trk=lms-tlt

 

Novo serviço de consultoria – Para ajudar as empresas a obterem vantagem competitiva, o LinkedIn está lançando o B2B Edge – um serviço de consultoria exclusivo do B2B Institute, o think tank de marketing do LinkedIn, que está ajudando clientes B2B, incluindo Oracle, SAS e Workhuman, a construírem “performance branding” – uma nova abordagem para estratégia de marca, criatividade, distribuição e mensuração que é projetada para maximizar os lucros.

 

Novos recursos para Páginas – Mais de 58 milhões de organizações têm uma Página no LinkedIn. Para ajudá-las a engajar suas comunidades, a rede está lançando novas ferramentas que vão auxiliar as marcas a iniciar conversas, interagir com suas comunidades e impulsionar descobertas, incluindo menções e hashtags em artigos e boletins informativos, além da possibilidade de responder a qualquer postagem no feed por meio da sua página.

 

LinkedIn Business Manager – O LinkedIn Business Manager será lançado nas próximas semanas, oferecendo aos profissionais de marketing uma nova plataforma centralizada que simplificará a maneira como eles gerenciam pessoas, contas, páginas e os negócios com os quais trabalham para tornar o marketing em escala ainda mais fácil dentro da plataforma e em toda a rede de editores da empresa.

 

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