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Empresas e marcas criam campanhas para homenagear a força da mulher

Redação

As mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado e na sociedade que são delas por direito. A população em geral, já consegue entender a importância e a participação delas em todos os setores. Mesmo em um mundo cada vez mais conectado, as mulheres ainda sofrem com diferenças em relação aos homens, principalmente no mercado de trabalho. Nesse contexto, o marketing digital tem um papel fundamental na luta pela equidade entre homens e mulheres. O Dia Internacional da Mulher deixou de ser apenas uma simples data de propaganda explorada à exaustão pelo comércio. Ela passou a ser um marco fundamental para criar estratégias de marketing capazes de contar histórias e gerar identificação com o público feminino.

 

O Nosso Meio preparou alguns exemplos de campanhas de marketing estratégica locais e nacionais que lembram a data não para vender, mas para homenagear, empoderar e principalmente, alertar ao mundo a força que tem as mulheres. Confira!

 

Fortaleza Esporte Clube

No Dia Internacional da Mulher, o Fortaleza promoveu uma importante campanha nas redes sociais para alertar sobre a violência contra a mulher. Durante uma hora, o clube postou 30 lances de falta para fazer menção às vítimas que são agredidas no país a cada dois minutos. Outra sacada na ação foi o Fortaleza silenciar os comentários das postagens. A intenção é mostrar que muitas mulheres se calam por medo e não realizam a denúncia contra o agressor.

 

 

Pão de Açúcar

“Ela Faz a Cerveja Dela”, este é o tema da campanha de celebração para o Dia Internacional da Mulher deste ano do Pão de Açúcar, criada em parceria com a BETC/Havas. A rede começou uma história no ano passado ao dar luz à trajetória de empreendedorismo das Mulheres Baniwa, produtoras da Pimenta Jiquitaia, da Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana). Em 2021, para celebrar a data e seguir valorizando a atuação feminina nos mais diversos setores, a marca destaca o protagonismo da mulher cervejeira nos centros urbanos. Pode parecer que não, mas elas têm muito em comum: ocupam lugares estigmatizados ao contexto masculino e inspiram muitas outras mulheres para fazer o mesmo.

 

O filme conta com a participação de quatro mulheres: duas donas de marcas de cerveja e duas sommeliers, resgatando o protagonismo feminino na ancestralidade da produção da cerveja, que foi descoberta e criada por uma mulher. Elas vão compartilhar suas histórias e mostrar a relevância do poder feminino no universo cervejeiro. A iniciativa tem como principal objetivo contestar o pensamento de que mulheres não consomem e não entendem desse universo.

 

 

Rede Ancar

Os shoppings da Ancar Ivanhoe se prepararam para levantar um debate importante para a data em 2021. Neste dia, flores, batons e chocolates serão deixados de lado. Uma campanha de apoio às mulheres foi criada para que toda a sociedade entenda o papel fundamental que tem em não se calar. Os empreendimentos da rede se uniram para dar voz às mulheres e defender os direitos femininos. Todos os shoppings da rede ganharam cartazes interativos como uma maneira de demonstrar os tipos de violência que mulheres sofrem diariamente ao longo de toda a vida.

 

A campanha “Nós Não Vamos Nos Calar”, surgiu em parceria com a Binder e a ONG Themis, referência nacional no apoio judicial às mulheres. A ação começa no dia 8 de março no North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, shoppings da rede Ancar Ivanhoe no Ceará, com o objetivo de distribuir informação e auxílio para todas as mulheres nos quatro cantos do Brasil.

 

 

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy 

Ao longo de todo o mês de março, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy estão realizando também a campanha “Você, dona de si”, promovendo conteúdos sobre empreendedorismo feminino, empoderamento, doações sociais, entre outros. Nas publicações, histórias de lojistas dos empreendimentos, como: Mila Ary (Empório Brownie), Naldinha Farias (Feira de Livros LeiArt) e Flávia Brandão (Vakêro e Azougue). O Grupo JCPM e o RioMar Fortaleza realizam na capital cearense o Prêmio RioMar Mulher. Para abraçar virtualmente a todas as mulheres, já que esse ano o evento não irá acontecer, o shopping lança em suas plataformas digitais @riomarfortaleza um vídeo especial para lembrar as mais de 60 homenageadas pelo Prêmio, nos últimos seis anos.

 

 

Buscofem

No Dia Internacional da Mulher, Buscofem apresenta seu novo filme “Todas as suas dores importam”, desenvolvido pela Y&R e produzido pela Café Royal. A nova campanha posiciona a marca como o analgésico da mulher e é indicado para diferentes tipos de dores, incluindo de cabeça, musculares e cólicas menstruais.

 

O filme retrata mulheres de diversas idades e perfis que apresentam dores genuinamente femininas, sejam físicas ou emocionais, como a dor de não ser ouvida em uma reunião de trabalho, o estresse de um dia cheio, aquela que surge de repente nas horas difíceis ou ainda as relacionadas às pressões da maternidade, e que servem como gatilhos das diferentes dores físicas. Buscofem acredita que todas as dores são legítimas e merecem ser tratadas com respeito e atenção.

 

 

LG

Poucos sabem mas a irmã de Mozart era muito talentosa (há quem diga que poderia ter sido até mais talentosa que ele). Mas, os padrões do século 18 a impediram de ser musicista. Não era uma profissão aceita para mulheres na época.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, a LG Electronics conta a história brilhante de Maria Anna Mozart por meio de uma composição inédita. Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.

 

 

Hershey

Pelo segundo ano consecutivo, a Hershey traz a campanha HERSHE para o Dia Internacional da Mulher, criada pela BETC HAVAS. Desta vez, com um videoclipe com a cantora Yzalú, que estampou uma das embalagens da edição de 2020 e agora retorna como uma embaixadora de novas artistas, interpretando música de sua autoria. Produzida especialmente para a campanha, a composição ‘Qual teu sonho’ e o clipe dão o tom da campanha ao apresentar os universos das oito artistas desse ano, promovendo empatia com a busca das mulheres por uma sociedade com mais oportunidades e condições de tornar os sonhos realidade.

 

Além disso, além disso o trabalho artístico das oito mulheres do clipe estão na nova edição de embalagens das tradicionais barras de chocolate ao leite da Hershey.

 

 

Halls

Diariamente, mulheres passam por diversas situações abusivas. Seja na rua, no trabalho, na roda de amigos ou até dentro de casa. Em uma sociedade patriarcal, as mulheres precisam batalhar em dobro para terem seus direitos respeitados e conseguirem agir contra práticas machistas.

 

Pensando nesse contexto, Halls, marca da Mondelēz Brasil, lança a campanha #RespiraFundo e Lute pelas Mulheres, como uma continuidade aos projetos iniciados em 2020. A campanha, criada pela agência DAVID, baseia-se no posicionamento da marca que estimula as pessoas a “respirar fundo” e agirem diante de um desafio.

 

 

Perdigão

Por meio de uma campanha em que a protagonista é a mulher churrasqueira, Perdigão, marca presente na mesa das famílias brasileiras há 86 anos, mostra que assar uma carne também permeia o mundo feminino. Percebido como um território tipicamente masculino, o churrasco ainda carrega o estereótipo de que, neste cenário, a presença da mulher se limita à preparação dos acompanhamentos. Porém, para mudar este pensamento e enfatizar que o lugar da mulher é onde ela quiser, Perdigão Na Brasa traz uma ação pilotada por um time liderado pela chef Ligia Karazawa, que manda ver em qualquer churrascada.

 

 

STIHL

a STIHL lançou em suas redes sociais a ação “Mulheres que Inspiram”. Na campanha, profissionais do agronegócio e da jardinagem compartilham suas histórias de vida e carreira, falando a respeito dos desafios encarados pelas mulheres no agronegócio e de outras mulheres que as inspiraram ao longo de suas trajetórias. O conteúdo reúne depoimento das educadoras do curso online de jardinagem Pró-Jardim STIHL Gabriela Pileggi e Lucia Borges; da engenheira agrônoma Camila Lima; das produtoras rurais Aretuza Negri e Saile Farias; e da jornalista Maysa Bonissoni.

 

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