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5º Data Report da EBMQUINTTO analisa mercado imobiliário

Publicado em

05/10/2021 08h00

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Em resultado, 42% dos entrevistados que estão se planejando para comprar um imóvel vão dar esse passo em 2022

 

Segundo EBMQUINTTO, é hora de virar a chave. A indústria da construção cresceu 5% em Fortaleza e Região Metropolitana em 2020, no contexto de pandemia e retração econômica. Esse índice incentiva perspectivas otimistas para encarar o atual cenário de juros e inflação mais acentuados. Para compreender o comportamento da população da capital cearense diante do setor imobiliário já pensando na estratégia das marcas para 2022, a agência Data Driven do Ceará colheu informações sobre preferências e intenção de compra, além do cruzamento com outras fontes de dados sobre o segmento. O levantamento foi realizado com 202 pessoas (25+ anos) de Fortaleza e Região Metropolitana, entre os dias 26/8 e 2/9 de 2021. Do total, 71% da amostra de pessoas demonstraram interesse em comprar imóveis. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 6,9%.

 

Em resultado, 42% dos entrevistados que estão se planejando para comprar um imóvel vão dar esse passo em 2022, mas outros 46% não sabem estimar quando vão adquirí-lo. Valor da parcela e taxa de juros são as condições decisivas para adquirir um imóvel entre quem planeja morar com a família. Além disso, 61,5% das pessoas que querem financiar por meio de bancos ou construtoras pretendem adquirir um imóvel de até R$ 200 mil.

Quem quer morar sozinho considera a localização do imóvel mais importante do que o valor da parcela. Não à toa, os itens mais desejados para o imóvel é vista e varanda gourmet, diferenciais desejados por homens e mulheres. O que chama a atenção é que, no caso delas, a varanda está em empate técnico com jacuzzi ou piscina privativa.

 

Aldeota, Meireles e Montese são os bairros mais cotados para morar, porém, se o filtro é entre os millennials das classes CDE, Messejana desbanca Meireles como segundo lugar. Quando falamos sobre localização, o destaque vai para a Classe B1: 48% dos entrevistados nesse perfil indicam esse atributo como o principal fator de decisão de compra de um imóvel.

CONCLUSÕES

Para as marcas, é hora de pensar na estratégia de venda:

  • O cenário aponta para a necessidade de investir em ações específicas para os diversos canais digitais (redes sociais, sites e blogs etc.). Esforço deve considerar três pontos fundamentais;
  • Valor da parcela e taxa de juros são os itens mais decisivos na hora da compra;
  • Os dados indicam que boa parte das pessoas que estão se planejando economizando para comprar imóvel ainda não está em contato com construtoras;
  • Para além do preço, outras questões importam para a compra. No caso dos millennials, a sustentabilidade faz diferença e pode configurar um fator importante do ponto de vista de mercado – seja para o faturamento ou para a reputação das construtoras.

 

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