Mercado

3 Corações se destaca como uma das marcas mais influentes no ambiente digital

Publicado em

06/10/2021 18h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Estudo analisou a presença digital das 500 principais marcas no Brasil e destacou a 3 Corações como uma das mais influentes, atrás apenas de Facebook e Nike

 

O estudo The Most Influential Digital Brands 2021, que elege as marcas mais influentes no ambiente digital brasileiro, avaliou 500 marcas a partir de quatro dimensões analíticas: fama, engajamento, mobilização e valência. A 3 Corações, maior empresa de cafés do País, ficou entre as três primeiras no ranking das mais influentes no ambiente digital, atrás apenas das gigantes multinacionais Facebook e Nike.

Realizado pela Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento do grupo In Press, em parceria com a Quaest Consultoria e Pesquisa, o estudo inédito foi construído com uma metodologia baseada em técnica de machine learning. Durante três meses, foram medidas 152 variáveis e aplicados testes estatísticos a diferentes dimensões, o que gerou o Índice de Popularidade Digital (IPD), que mensura o desempenho diário das marcas no digital.

A 3 Corações se destacou, principalmente, pela capacidade exponencial de envolver e mobilizar as pessoas, o que gera conversas e engajamento nas redes sociais, a partir de um conteúdo relevante e contextualizado sobre o café no dia a dia. Para garantir eficiência e qualidade nas interações, a empresa tem apostado em métricas de engajamento e na consistência de uma comunicação verdadeiramente always-on.

Para garantir a excelência, a empresa reestruturou a área de marketing, criando uma célula de digital interna, que passou a administrar, diretamente, os canais digitais com uma estrutura de operação integrada chamada DNA3 – uma espécie de in-house com o DNA da 3 Corações, incorporada a área de Marketing.

Desta forma, tudo é conduzido de forma ágil e integrada, sem camadas intermediárias, desde a estratégia, planejamento, mídia, conteúdo, monitoramento, até a interação com os seguidores. Nesse escopo também está a gestão direta dos influenciadores, o que valoriza a cocriação de maneira próxima e permite que eles participem da construção com liberdade para definir a melhor forma de ativar a marca em suas redes.

Além disso, a empresa internalizou sua operação de e-commerce e criou um hub de inovação de cafés, o mercafe.com.br, que se tornou uma importante ferramenta para integrar toda experiência digital em um único lugar, para quem é movido a café.

A posição da 3 Corações entre as três melhores do ranking demonstra a importância de uma estratégia digital em que o número de seguidores e grandes orçamentos não são cruciais, mas sim a capacidade de combinar inteligência de dados, geração de conteúdo e agilidade para aproveitar as oportunidades e, assim, conectar-se com as pessoas.

A estratégia adotada não só trouxe bons resultados, como valorizou ainda mais o budget aplicado na área, além de contribuir para outras conquistas da 3 Corações, líder de vendas no país, como os prêmios Top of Mind Nacional para Cafés e Máquinas de Cafés.

 

Sobre o Grupo 3corações

O Grupo 3corações é líder nacional nos segmentos de café torrado e moído e cappuccino, e vice-líder nacional em café solúvel. Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia, que comemorou 60 anos, em 2019, industrializa e comercializa mais de 30 marcas de produtos, entre elas: Café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro. Também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, achocolatado Chocolatto, temperos, derivados de milho Claramil, Dona Clara e Kimimo, e o cappuccino Pronto. Com a solução TRES®, máquina de café e multibebidas, oferece mais de 30 sabores de cafés, chás e bebidas cremosas. Com 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), nove Plantas Fabris, duas Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa – Integradora (CE, SP e MG) – e a Escola de Serviços e Sabores, a empresa está presente em mais de 400 mil pontos de venda no País, com estrutura logística e comercial próprias. A 3corações também exporta café de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.