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10 Livros sobre marketing que você precisa ler

Publicado em

28/12/2021 16h00

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Na sua opinião, o que é marketing?

Uma pergunta tão ampla que dá margem para todos os tipos de respostas. É por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens, e apontar para as tendências que ditarão o futuro.

 

Dessa forma, seja um profissional da área de marketing querendo se atualizar, um estudante em busca conhecimento ou mesmo um empreendedor querendo saber um pouco mais sobre este departamento, os livros de marketing são fundamentais para várias pessoas.

 

Portanto, se você pretende colocar a leitura em dia, se manter atualizado, ou mesmo iniciar seus estudos na área, não pode deixar de conferir a nossa lista:

 

  1. Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres

Cláudio Torres, renomado consultor e especialista em mídias sociais, traz em sua obra, “A Bíblia do Marketing Digital”, um guia prático de formação em Marketing Digital, apresentando um parâmetro geral de evolução da internet, bem como os comportamentos dos consumidores e as ferramentas de busca.

 

 

  1. Free – Chris Anderson

Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.

 

 

  1. Posicionamento: a batalha por sua mente – Al Ries e Jack Trout

O clássico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado competitivo. Ele traz conceito de posicionamento — a ideia é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo a uma pessoa.

 

 

 

  1. Marketing 4.0: Do Tradicional Ao Digital – Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

 

 

 

  1. Nocaute – Gary Vaynerchuk

O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios. Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.

 

 

  1. Confissões de Um Publicitário – David Ogilvy

Um dos maiores clássicos da publicidade não poderia ficar de fora dessa lista. David Ogilvy, um dos publicitários mais criativos de todos os tempos, “confessa” o caminho que trilhou para chegar ao topo e dá dicas valiosas sobre como funciona a mente e as emoções dos consumidores.

 

 

  1. A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Nesse livro, Martin Lindstrom, votado como uma das pessoas mais influentes pela revista Time em 2009, explica como tudo que fazemos e pensamos é influenciado por forças externas. Utilizando neurociência e marketing, o autor nos mostra como a ciência pode ser aplicada para entender os desejos dos consumidores.

 

 

  1. As 22 Consagradas Leis do Marketing – Al Ries e Jack Trou

22 Leis Consagradas Do Marketing, As | Amazon.com.br

Se você gosta de informação com humor, esse livro é para você. Em As 22 Consagradas Leis do Marketing, Al Ries e Jack Trou nos contam, de maneira irreverente, quais são os paradigmas que sempre existiram (e sempre existirão) no mundo do marketing.

 

 

  1. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante eBook : Kim, W. Chan, Mauborgne, Renée, Celso da Cunha Serra, Afonso: Amazon.com.br: Livros

Cham Kim e Renée Mauborgne mostram em A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante que nem sempre entrar em uma disputa é a melhor opção. O oceano vermelho é aquele que está recheado de negócios canibalizando-se. Já o oceano azul é uma área pacífica e inexplorada, na qual você pode encontrar um público novo – sem concorrência.

 

 

  1. Buzz: Marketing de Boca em Boca – Emanuel Rosen

Buzz (Marketing de Boca em Boca) - Emanuel Rosen - Esconderijo dos Livros® - ALFARRABISTA

Por mais que outdoors, comerciais de TV e anúncios na web sejam muito importantes, há um fator muito mais valioso que todos esses elementos. Trata-se do Marketing de Boca em Boca, conceito aplicado no livro do autor Emanuel Rosen. Esse premiado best-seller figurou no topo de listas do New York Times e The Wall Stree Journal.